Prefeitura continua preparando e entregando kits de alimentos para alunos da rede municipal de ensino

Para apoiar famílias de alunos da rede municipal nesta pandemia, a Prefeitura continua preparando e entregando kits de alimentos às famílias. Os kits seriam utilizados no preparo das merendas escolares.

“Como as crianças se alimentam nas escolas, a preocupação da Prefeitura é levar essa alimentação em casa. Estamos passando por um momento muito crítico e este kit ajuda muito as famílias nesta pandemia”, destacou a secretária de Educação, Lucinha Gontijo.

Saiba mais – Inicialmente, como a pandemia surgiu de forma muito rápida, impossibilitando um planejamento completo, as merendas que já estavam nas escolas foram distribuídas e no mês seguinte apenas as famílias em situação de vulnerabilidade receberam os kits, beneficiando quase 500 alunos. Em julho de 2020, já foram 660 alunos contemplados.

Após esse período de adaptação, um planejamento foi feito de forma que todos os alunos matriculados nas escolas municipais recebessem os kits. Atualmente, em média 4 mil alunos são beneficiados com esta ação.

Já foram entregues kits com arroz, feijão, macarrão, sal, ovos. Todos os kits contam também com diversos legumes e frutas, para oferecer uma boa alimentação e desenvolvimento saudável para as crianças. Também são distribuídos pão e leite para as famílias quinzenalmente. Tanto os kits quanto a distribuição dos pães e do leite são realizadas nas dezesseis escolas municipais.

Além disso, a Prefeitura está credenciando produtores da agricultura familiar e empreendedores familiares rurais para aquisição de alimentos destinados à merenda escolar dos alunos no período de retorno presencial das aulas (previsto para agosto) com um valor estimado de R$ 337.043,76, trazendo benefícios também para a economia local, auxiliando assim pequenos produtores nesse momento tão difícil.

Pais aprovam as ações – Os resultados colhidos têm sido muito gratificantes, com diversos depoimentos de mães que relataram que os kits estão sendo muito importantes dentro de casa.

“O kit ajudou muito e chegou em uma boa hora. Ele contém tudo que faz parte de uma boa alimentação para as crianças. Só tenho a agradecer”, disse Michele Costa, mãe dos gêmeos Gustavo Rafael e Otávio Miguel, alunos da Creche São Vicente em Bom Despacho.

“Eu acho muito gratificante pois agora estamos passando pelo momento da pandemia, então muita gente não tem serviço. As mães vêm buscar, pois se não tivessem nem este alimento, não teriam nada para comer”, disse Bárbara Santos, mãe de Henry Silva, do 1º Período da Creche Dona Joesse.