O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) publicou as pontuações referentes ao ICMS do Patrimônio Cultural. Bom Despacho está entre os primeiros colocados da região Centro-Oeste de MG com 17,51 pontos, à frente de municípios como Divinópolis e Nova Serrana.
O ICMS do Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio do Estado que acontece por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. Todavia, ao contrário do que muitos pensam, o ICMS do Patrimônio Cultural não é captado através de eventos, mas sim de ações que promovam, divulguem e valorizem o patrimônio cultural local.
Pensando nisso, a Secretaria de Cultura promove ações de educação patrimonial e difusão dos patrimônios como os programas Nos Trilhos da Cidade, o documentário Fragmentos de Reinado, vídeo sobre como fazer o biscoito de queijo tradicional de BD e o perfil no Instagram da Estação da Memória. Nestes tempos de pandemia, onde é recomendado que as pessoas fiquem em casa para evitar a proliferação da Covid-19, essas ações são fundamentais para aproximar o público de Bom Despacho com sua identidade cultural e histórica.
“As ações referentes ao patrimônio cultural são de extrema importância para a valorização e promoção da identidade de Bom Despacho. É através disso que conseguimos fazer com que a população se sinta pertencente e valorize cada vez mais o que a gente tem de melhor: o reinado, a Locomotiva, a Biquinha, o Coronel Praxedes, a Matriz e tantos outros patrimônios”, afirmou a servidora e historiadora, Bárbara Freitas.


