A Secretaria de Saúde registrou o 15º caso de paciente com febre chikungunya em Bom Despacho neste ano. A paciente tem 37 anos e sente fortes dores nas articulações. Ela será encaminhada ao médico referência em doenças subtropicais em BD, o Doutor Péricles.
A Secretaria de Saúde investigará o caso e está fazendo bloqueio de transmissão que consiste na remoção, vedação, eliminação de possíveis criadouros e focos do Aedes aegypti e complemento químico com bomba motorizada costal.
Apoie o combate à chikungunya enfrentando o Aedes aegypti – A chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e zika vírus. Para combatê-la, é necessário acabar com os focos de reprodução do mosquito que são quaisquer locais que armazenem água parada.
A chikungunya causa fortes dores nas articulações e pode incapacitar alguns pacientes. Em bebês, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com múltiplas doenças; principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica; costumam ter uma evolução mais agressiva da doença que pode ser fatal.
