Prefeitura restaurou e iluminou Maria Fumaça

A locomotiva n° 325 marca e relembra os tempos das ferrovias em Bom Despacho

No dia 23 de dezembro, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou um encontro com a comunidade para mostrar o trabalho finalizado da restauração da Maria Fumaça. Ex-ferroviários e familiares que estiveram presentes ainda se emocionaram com uma surpresa: A Maria Fumaça também foi iluminada com luzes de natal. Veja como foi a inauguração.

Por conta da importância dos tempos da ferrovia para Bom Despacho, neste ano a Secretaria de Cultura e Turismo se dedicou à valorização das memórias dos ferroviários que trabalharam na região. A restauração da locomotiva 325, que se encontra na Praça da Estação, foi um dos trabalhos que visou o reconhecimento dessas memórias. Devido a sua importância, em 2003, ela foi tombada pela Secretaria de Cultura e Turismo e se tornou um patrimônio cultural e histórico do Município.

A restauração visou limpar, preservar e resgatar as marcas deixadas pelo tempo na locomotiva, além de trocar peças apodrecidas. “A restauração não tenta deixar o objeto novo, a gente mantém as marcas da história dela na cidade. Não teve uma gota de tinta nessa locomotiva. No geral, foi realizada uma limpeza muito técnica, muito específica, pois ela estava muito bem preservada graças aos esforços dos ferroviários que cuidaram dela”, explicou a historiadora responsável pela pasta de Patrimônio Cultural de Bom Despacho, Bárbara Freitas.

Conheça histórias da Maria Fumaça no Trilhos da Cidade – A Secretaria de Cultura também fez uma série de entrevistas contando histórias da Maria Fumaça em BD no programa Nos Trilhos da Cidade. Assista às entrevistas no player abaixo.