Depois de dois anos, Cavalgada da Fé retorna com celebrações tradicionais

No vídeo, conheça a história da Cavalgada da Fé com Dona Bahia.

A tradicional Cavalgada da Fé voltará a acontecer no dia 30 de junho após duas edições canceladas por conta da pandemia da Covid-19. Em celebração às memórias de Padre Libério, amazonas e cavaleiros se reunirão às 6h na Praça da Matriz (Centro) e partirão para o trajeto que vai de Bom Despacho até Leandro Ferreira. A previsão de chegada na Ponte da Amizade, onde acontece a troca de bandeira entre os dois municípios, está prevista para as 8h30. As celebrações terminam às 12h.

A cavalgada começou com os bom-despachenses Antônio Ferreira e Bené Peão em 1989 e continua a acontecer até os dias de hoje com o Clube do Cavalo, de Bom Despacho, e Clube dos Cavaleiros de Padre Libério, de Leandro Ferreira. Os cavaleiros e amazonas, tradicionalmente, se reúnem na Ponte da Amizade que fica à beira do Rio Lambari, na divisa de Leandro Ferreira e Bom Despacho.

Antigamente, na Ponte da Amizade, os cavaleiros trocavam as merendas; é o que conta Bahia, viúva de Bené Peão. A ação se transformou em uma simbólica troca de bandeiras entre os prefeitos dos municípios de Bom Despacho e Leandro Ferreira como forma de demonstração do apoio das Prefeituras das duas cidades a esta manifestação cultural religiosa. Depois da troca de bandeiras, os cavaleiros e amazonas seguem em peregrinação até Leandro Ferreira.

Apoio e segurança – Para que tudo corra bem durante o evento, a Secretaria de Cultura e Turismo está apoiando a realização da Cavalgada. Haverá fiscalização municipal com a presença do 7º Batalhão da Polícia Militar, Patrulha Rural, Corpo de Bombeiros e Samu. Lembrando também que haverá uma área reservada para cavaleiros e uma área para barracas; durante o evento não será permitido som automotivo.