CAPELA DO SENHOR BOM JESUS DA CRUZ DO MONTE

Localizada no bairro Ana Rosa, popularmente conhecido como Tabatinga, na chamada Cruz do Monte, foi erguida a famosa Igrejinha da Cruz do Monte, no início do século XIX. De arquitetura colonial, a capela representa o marco inicial do povoamento de Bom Despacho.

HISTÓRICO

Seu nome original é Capela do Senhor Bom Jesus da Cruz do Monte. Todavia, com o tempo, a pequena igreja se deteriorou e, aproximadamente em 1940, uma nova foi construída. A nova edificação foi realizada pela de iniciativa particular da senhora Silvana Mascarenhas. Com a autorização do poder público e da Paróquia, a construção contou com o apoio e participação de vários benfeitores, comerciantes e da Prefeitura Municipal de Bom Despacho, por meio de Célio Luquine (prefeito na época), e do ex-vereador Francisco Araújo Lopes Cançado Filho. Silvana Mascarenhas dedicou suas finanças pessoais à igrejinha, que foi dedicada a Nossa Senhora Aparecida. A nova capela manteve as principais características da antiga.

A igrejinha desperta nos moradores e visitantes momentos de tranquilidade, meditação e encontros pessoais com a religiosidade e espiritualidade. Remete ao passado brasileiro, marcado pela presença de portugueses, africanos e afro-brasileiros, que juntos formaram a base da cultura cristã católica da cidade.

A Capela atual trata-se de uma obra de alvenaria, edificada com materiais de uso atual. Não possui nenhuma peça da Capela colonial anterior que, pela ação do tempo, foi destruída entre os anos de 1940 aproximadamente. Mesmo assim, a reconstrução da Capela e a conservação do antigo cruzeiro foi uma tentativa de redescobrir, admirar e conservar a história da antiga Vila de Nossa Senhora do Bom Despacho do Picão.

Do alto do Monte onde está situada a capela é possível ter uma das mais belas vistas da cidade e de sua extensão, além de podermos contemplar o movimento de tempo e das transformações que sucedem a cada geração. Sendo assim, a Capela do Bom Jesus é um lugar de especial relevância para a preservação da memória religiosa e cultrural.

Imbuída pelos benefícios religiosos, culturais e sociais que a Capela do Bom Jesus da Cruz do Monte tem proporcionado a todos os bom-despachenses e visitantes desde a data de sua abertura ao culto no dia 14 de setembro de 2008, a Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, juntamente com os moradores e devotos, procuram meios para a conservação e manutenção do templo.

REFERÊNCIAS:

(registro em um pedaço de jornal no arquivo da biblioteca, não há data)

(Material da pasta Tabatinga da Biblioteca Municipal de Bom Despacho).