Hoje tem Pré-conferência Municipal de Cultura na Escola Martinho Fidelis
Participe da 2ª Pré-Conferência de Cultura
Participe da pré-conferência de cultura, na Escola Martinho Fidelis
Sábado, 18, 14h, haverá pré-conferência de cultura na Escola Martinho Fidelis. Participe.
As prés-conferências estão sendo realizadas em diversas regiões da cidade. O objetivo é entrar em contato com o cidadão de cada área e entender quais as demandas culturais daquele lugar.
A primeira aconteceu na Escola Irmã Maria. Nela, os presentes mapearam espaços e traçaram propostas culturais para desenvolver na região do Bairro São Vicente. Praças, UBS e escolas foram alguns lugares pensados.
Participe: As pré-conferências e conferências são lugares onde o cidadão pode discutir e propor ações e soluções. Por isso, a sua participação é muito importante.
Agente cultural, cadastre-se: Se você promove ações culturais em Bom Despacho cadastre-se aqui. Com registro, você poderá participar de ações que a Secretaria de Cultura desenvolve.
Crianças lotam a Praça da Matriz para assistirem à peça de teatro
A Praça da Matriz lotou de crianças, pais e amantes da boa arte. Todos foram assistir à peça A Fantástica Floresta.
A peça da Companhia de Teatro O Trem se passa num mundo fantástico, onde um menino sai a procura de seu avô, que desapareceu na floresta. A partir daí, a história se desenlaça em várias aventuras.
A ação, apoiada pela Prefeitura, faz parte do Programa Arcelor Mittal Forma e Transforma.
Saiba mais: Até dezembro, atrações mensais serão oferecidas aos bom-despachenses. A próxima apresentação será dia 25 de maio, novamente na Praça da Matriz.
Confira mais fotos aqui.
Peça Os Olhos do Surubim Rei vem a Bom Despacho
Viação Cipó gravou edição especial sobre Bom Despacho

Toledo experimentou o biscoito de queijo feito por Dona Zita, do Engenho. Antes, a família da quitandeira se reuniu para preparar a delícia, típica de BD.
A equipe do Programa Viação Cipó gravou uma edição especial sobre as atrações culturais e históricas de Bom Despacho. Entre elas, o modo de fazer nosso famoso Biscoito de Queijo, recentemente registrado como Bem Imaterial.
Para apresentar a quitanda para todo o Estado, os jornalistas foram até o Engenho do Ribeiro, na fazenda de Dona Zita, filmar como ela produz o biscoito. Tudo feito artesanalmente para manter a tradição.
O programa também mostrará a Vila Militar e a programação para comemorar os 107 anos da cidade. Vale a pena conferir mais sobre Bom Despacho, suas delícias e belezas. O Viação Cipó Especial BD vai ao ar dia 26, na Alterosa, às 9h.
Confira mais fotos dos bastidores.
Artista, cadastre-se como agente cultural para parcerias com a Prefeitura
O site da Prefeitura oferece uma plataforma para cadastro de agentes culturais da cidade. Artistas e profissionais da Arte e Cultura podem se inscrever para possíveis parcerias com a Secretaria de Cultura e Turismo de Bom Despacho. Atualmente, o banco conta com quase 40 profissionais.
“O cadastro facilita o mapeamento de artistas locais para possíveis ações culturais”, explica André Guimarães, servidor na Secretaria de Cultura.
Coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura falará sobre a Lei Áurea

Fotografia: Ana Carolina Fernandes
No Brasil, o dia 13 de maio é um marco na história dos direitos humanos. Nessa data, em 1888, promulgou-se a Lei Áurea, que finalmente aboliu a escravidão no País. Para falar do tema e das comunidades quilombolas de Bom Despacho, a coordenadora de Igualdade Racial da Prefeitura, Graça Epifânio, estará na Tribuna da Câmara, a partir de 18h.
Além disso, a partir de hoje, a Casa receberá a exposição de fotografias Mulheres Quilombolas em Marcha, da antropóloga Ana Carolina Fernandes. As fotografias ficarão lá até o dia 17 e depois serão expostas na UNA.
Prefeitura organiza 31ª Cavalgada da Fé

Tenente Marcos; o servidores João Simões, Joyce e Keke Oliveira; Capitão Henrique e Saulo, do Clube dos Cavaleiros.
Servidores da Secretaria de Cultura e Turismo se reuniram com Clube dos Cavaleiros, Polícia Militar, Prefeituras de Bom Despacho e Leandro Ferreira para organizar a 31ª Cavalgada da Fé. A festa será dia 30 de junho. A concentração será às 6h, em frente à Igreja Matriz.
A ação é uma homenagem ao Padre Libério, personagem que faz parte da história de toda a região, e está em processo de beatificação.
Atenção ambulante: Os ambulantes que tiverem interesse em participar da Cavalgada, deverão procurar a Prefeitura de Bom Despacho para emitir seu alvará. O horário de funcionamento das barracas será de 5h à 12h.
Secretaria de Cultura vai às escolas promover reflexão sobre o racismo
Prefeitura criou Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
A Prefeitura criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “A criação desse conselho promoverá políticas públicas para a população negra e fortalecerá o nosso trabalho no combate a todo tipo de discriminação”, destaca Graça Epifânio, servidora da Secretaria de Cultura.
Saiba mais: A proporção de negros abaixo da linha de indigência é quase três vezes mais alta que a de brancos. Os negros são 45% da população total, mas são quase 2/3 da população pobre e quase 70% da população indigente. Por isso, o desenvolvimento de políticas específicas voltadas para a comunidade negra é tão necessária.
Prefeitura homenageou trabalhadores no Bom Despacho em Ação
Sábado (27), a Secretaria de Cultura realizou o Bom Despacho em Ação-Dia do Trabalhador. A população aproveitou para cortar cabelo, fazer sobrancelha, receber massagem, tirar documentos. Teve diversão e lazer para toda a família.
As crianças comeram pipoca, algodão-doce, brincaram no pula-pula, castelinho. Fizeram pitura facial, balonagem e muito mais. Ainda teve apresentações de dança, da banda de música do 7º BPM, do Coral Sesc Ouro das Gerais. A Prefeitura também distribuiu mudas, livros e orientou cidadãos sobre serviços sociais. Foi uma manhã de cidadania.
“A ação foi ótima. Estava muito boa”, agradeceu o mecânico industrial, Alexandre Feliciano. Ele levou toda sua família.
A agente de endemias, Eulália Morato, levou seus filhos para assistirem à contação de história. “Aproveitei o dia de descontração na Praça da Estação e adorei. Eu vi crianças e adultos aproveitando muito”, destacou.

































































