Ex-Prefeito João Pedro de Araújo

João Pedro de Araújo

(02 de Janeiro de 1947 a 20 de março de 1947)

Nascimento: 12 de Abril de 1900

Filiação: Pedro Antônio Araújo e Maria Delfina de São José

Cônjuge (s): Maria José de Araújo; Olímpia Pereira

Ocupação Principal: Fazendeiro

Falecimento: 30 de Março de 1984

João Pedro de Araújo era neto do português e alferes José Joaquim da Costa. Filho de Pedro Antônio Araújo e Maria Delfina de São José, mãe que mal conheceu, em detrimento de seu falecimento quando João Pedro tinha apenas dois anos de idade. Foi criado por seu cunhado, Francisco Gonçalves Chaves, casado com sua irmã mais velha, Rosa. Sua infância foi nas beiras do rio São Francisco, onde deu muitos tiros de carabina. Começou a trabalhar muito cedo, a enxada e a foice foram suas primeiras ferramentas.

Viveu a maior parte de sua vida em Bom Despacho, exceto quando serviu ao Exército por 14 meses em São João Del Rey e rodou por outros estados, como Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Mato Grosso. Apaixonado e envolvido na política desde jovem, era ativista do PSD – Partido Social Democrático, onde participava firmemente de campanhas políticas em Bom Despacho e nos distritos da região, Engenho do Ribeiro e Araújos. Era uma época agitada na politica nacional, como um “pessedista”, era rival exaltado da UDN. Acompanhava os comícios de figuras proeminentes, como o deputado Ribeiro Pena, que era uma verdadeira pedra no sapato dos udenistas. Quando Pena veio a cidade para visitar deus correligionários, representantes da UDN sentiram-se afrontados e receberam o deputado com grande hostilidade, tocando o sino da igreja que anunciava o falecimento de alguém. João Araújo, inclusive, não gostou nada da receptividade udenista. Ribeiro Pena foi levado ao coreto da Praça, para discursar, e os membros da UDN não tardaram a chegar. Começaram a circular a praça com seus carros, buzinando e fazendo barulho. A situação ficou insustentável e o delegado teve que pedir ao prefeito, Dr. Hugo, udenista, para intervir. Com certo custo, Dr. Hugo conseguiu subir ao coreto e pediu seus parceiros políticos para dirigirem-se a Rua da Fábrica. Só assim o comício pode continuar.

Em outro comício acompanhado por João Araújo, ocorreu mais um tumulto. Juscelino Kubitschek veio a Bom Despacho junto ao PSD fazer propaganda eleitoral para alcançar o governo do estado. Ao chegar na cidade, juntamente com João Pedro Araújo, foi recebido com truculência pelos udenistas, que atacaram o carro do deputado e futuro governador do estado. João não se intimidou, tirou seu revólver e apontou para a multidão que recuou. No comício realizado, Juscelino, o deputado Gustavo Capanema, e João Araújo receberam uma chuva de ovos podres do pessoal da UDN.

João Araújo foi um grande defensor de Getúlio Vargas, foi cabo eleitoral de Juscelino Kubistchek e de João Goulart. Era amigo próximo de Flávio Cançado Filho, o Favuca, que governou Bom Despacho durante os 15 anos do governo Vargas. Apos a destituição de Favuca, a cidade teve diversos prefeitos nomeados pelo interventor no estado, o que frustou bastante as expectativas dos udenistas. Após a administração do Dr. Erotides Diniz, Domingos Mendanha, e Wilson Lopes do Couto, João Pedro de Araújo foi nomeado prefeito de Bom Despacho, em 02 de Janeiro de 1947, cargo que permaneceu por apenas dois meses, com término em 20 de Março de 1947.

Como prefeito, não teve tempo para grandes realizações na cidade, mas como cidadão, João Pedro é lembrado como homem generoso. Doou terreno para edificar uma sede para os operários; Cedeu recursos e terreno para a construção da sede dos congadeiros; aos fazendeiros, seus companheiros, doou o terreno para a construção do parque de exposições. João Araújo não teve filhos. Casou-se com Maria José Araújo e, após anos de seu falecimento, viveu com sua companheira, Olímpia Pereira. Dedicou sua vida à política e à sua fazenda. Faleceu perto de completar seus 84 anos, em março de 1984.

REFERENCIAS:

OLIVEIRA, Itamar de. Bom Despacho que te quero bom: fragmentos de um painel politico – 1946-1986. Belo Horizonte: Editora O Lutador. 1987.