Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Fernando José de Castro Cabral (Fernando Cabral)

Fernando José de Castro Cabral (Fernando Cabral)

2013-2016 e 2017-2020

Nascimento: 23 de julho de 1951

Filiação: Antônio Cabral Sobrinho e Maria da Conceição Castro Cabral

Cônjuge: Alcione Silva Romero

Filhos: Ana Cabral e enteados Rodrigo Romero e Daniel Romero

Ocupação principal: Auditor Federal do Tribunal de Contas da União e Advogado

Outros mandatos eletivos: Vereador de 2009-2012 e 2021-2024

Fernando Cabral nasceu em 23 de julho de 1951, na Fazenda da Ressaca, nas proximidades do Engenho do Ribeiro. Seus pais, Antônio Cabral Sobrinho e Maria Castro Cabral, mudaram-se para a cidade em 1956. Na ocasião eles já tinham quatro filhos e a mais velha estava em idade de entrar na escola primária. Na roça o ensino era muito limitado e isto motivou a mudança para a cidade.

Formação Acadêmica

Advogado, Fernando Cabral estudou Filosofia e Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mas se graduou em Ciências (CEUB, Brasília) e também em Direito (IESB, Brasília).

Iniciou seus estudos na Escola Coronel Praxedes em Bom Despacho e deu continuidade no Pré seminário São Rafael em Dores do Indaiá. Ainda voltou ao Cel. Praxedes mas acabou finalizando o ensino fundamental em Ibirité, na Escola Complementar Gustavo Lessa. Na época, as escolas complementares equivaliam a um curso primário com formação técnica em agricultura e artes.

Também em Ibirité (Fazenda do Rosário) cursou o Ginásio Normal Caio Martins, mas antes de se graduar, mudou-se para o Rio de Janeiro (1968) e continuou seus estudos na Escola Amaro Cavalcante. Em 1972 mudou-se para Belo Horizonte onde terminou o segundo grau no Colégio Municipal de Belo Horizonte e posteriormente ingressou no curso de Filosofia da UFMG.

Serviço Militar

Fernando Cabral fez o serviço militar na Marinha do Brasil. Engajou-se em 1968 e permaneceu até 1972. Neste período morou no Rio de Janeiro e serviu em diversas unidades militares tanto em terra quando no mar. Em terra, serviu na Escola de Marinha Mercante, Quartel de Marinheiros, Casa do Marinheiro e Primeiro Distrito Naval. Na esquadrada serviu no cruzador Tamandaré. Serviu também no navio de transporte convertido em navio de instrução Custódio de Melo, nau capitânia da Força de Transporte. No período que passou embarcado viajou pelo nordeste e norte do Brasil, Europa, Caribe e Estados Unidos. No total, suas viagens em missões na Marinha do Brasil equivalem a uma completa volta do mundo pelo Equador.

Carreira Profissional

Depois de dar baixa da Marinha Fernando mudou-se para Belo Horizonte, terminou o segundo grau e ingressou no Curso de Filosofia da UFMG. No ano seguinte ingressou no curso de Psicologia também na UFMG. Para se sustentar começou como bancário no Banco BMG. Logo em seguida passou a dar aulas de inglês, fazer traduções e trabalhar como fotógrafo plantonista do Jornal do Brasil, filial de Belo Horizonte.

Em 1984 mudou-se para Brasília e iniciou nova carreira como programador de computadores, mas logo foi promovido a analista de sistemas. Nessa ocasião trabalhou em empresas públicas e órgãos federais diversos, como CAEEB, Ministério das Minas e Energia, COBAL, Ministério da Agricultura.

Em 1990 foi pioneiro na montagem da primeira rede brasileira baseada na tecnologia da Internet (TCP/IP). Na ocasião interligou todos os estados para atender às necessidades de uma campanha presidencial.

Em 1991 criou sua própria empresa de consultoria especializada em redes de computadores para grandes Corporações. Atendeu instituições como Banco do Brasil, Varig, Brasken, SERPRO, SEBRAE, Exército Brasileiro, e muitos órgãos federais e estaduais que começavam a adotar a tecnologia TCP/IP (Internet).

Paralelamente montou uma escola para formação de especialistas em linguagem de programação C, programação TCP/IP, sistemas operacionais UNIX (hoje mais conhecidos como Linux) e interconexão de redes e sistemas operacionais.

Em 2000 vendeu sua empresa de informática e voltou para Bom Despacho. Aqui permaneceu até 2004, quando voltou para Brasília para cursar a Academia de Polícia Federal. Tomou posse em Palmas (Tocantis) como Agente de Polícia Federal, mas não entrou em exercício preferindo continuar no TCU onde já ocupava o cargo.

Entre 2004 e 2006, passou em cerca de uma dúzia de concursos, entre eles Receita Federal, Banco Central, Secretaria do Tesouro Nacional e TCU. Entre 2005 e 2006 trabalhou como Analista de Finanças e Controle na STN. Em agosto de 2006 assumiu o cargo de Auditor Federal do Tribunal de Contas da União onde permanece na ativa até hoje, licenciado para o exercício da vereança.

Atividade política – Cronologia

Em 2008 Fernando Cabral foi eleito vereador com a maior votação da história da cidade:1.430 votos. Ao assumir o cargo em janeiro de 2009, o vereador se licenciou do TCU para exercer a vereança até 31 de dezembro de 2012.

Nas eleições de 2012 Fernando Cabral foi eleito prefeito e governou a cidade de 2013 a 2016. Reeleito, em 2016 assumiu o segundo mandato para o quadriênio 2017 – 2020. Renunciou ao cargo no dia 3 de abril de 2020 para cuidar de sua saúde, debilitada por um ataque de espondilite ancilosante que havia se manifestado em outubro de 2019.

No final de 2020, após alguns meses de afastamento, voltou a se candidatar ao cargo de vereador. Desta fez Foi eleito com 2.128 votos e pela segunda vez obteve a maior votação da história de Bom Despacho.

Saúde

Ao longo da vida Fernando Cabral não sofreu com doenças e achaques, até que foi acometido pela espondilite ancilosante em outubro de 2019. A doença ataca as juntas, principalmente da coluna vertebral. É muito doloroso e incapacitante. Entre outubro de 2019 e abril de 2020, Fernando Cabral manteve seus compromissos de prefeito, mas as enormes dificuldades de movimentação e a dor permanente estavam interferindo no seu desempenho. Assim sendo decidiu passar o cargo a seu vice, o que fez de forma planejada e organizada de modo a não causar prejuízo à administração.

Atualmente o ex-prefeito mantém uma rotina rigorosa de exercícios e alimentação controlada. Desta forma, tem mantido a doença sob controle.

Atuação na Prefeitura (2013-2020)

Como prefeito, Fernando Cabral concentrou sua atenção em quatro áreas prioritárias: Saúde, Educação, eficiência organizacional e moralidade administrativa.

Na saúde dobrou a capacidade de atendimento, modernizou a Estratégia de Saúde da Família e eliminou as filas de espera por cirurgias eletivas.

Na educação reformou e ampliou todas as escolas municipais, concursou e nomeou mais de 300 novas professoras, remobiliou as escolas e criou bibliotecas em todas.

Em relação à Eficiência Organizacional criou os cargos de técnico (nível médio) e gestor público (nível superior) e também de fiscal municipal (nível médio) e auditor municipal (nível superior). Abriu sucessivos concursos para preenchimento das vagas e criou a Escola do Servidor, destinada a formar novos servidores e também a manter os servidores efetivos em constante evolução.

A Moralidade administrativa foi construída passo a passo, não abrindo mão de seguir firmemente as leis estabelecidas e dando tratamento igualitário a todos os munícipes e servidores.

E finalmente, cuidando da infraestrutura do município, construiu com concreto cerca de 20 pontes de estradas rurais e asfaltou mais de 40 quilômetros de ruas. Reformou e pavimentou a Estrada do Pica-Pau viabilizando uma nova ligação entre a cidade e a BR-262. Também alargou e asfaltou a Avenida Maria Guerra, que faz uma ligação alternativa entre a região do Jardim América com a Cidade Nova.

REFERÊNCIA

Esta biografia foi feita com base em entrevista com o ex prefeito Fernando Cabral