Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Bom Despacho está entre os primeiros colocados da região no ICMS do Patrimônio Cultural.
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Bom Despacho está entre os primeiros colocados da região no ICMS do Patrimônio Cultural.

Conheça as ações da Prefeitura para preservar e divulgar nossa cultura.

Um dos nossos patrimônios imateriais é a festa de Reinado. Na foto, festa de 2019.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) publicou as pontuações referentes ao ICMS do Patrimônio Cultural. Bom Despacho está entre os primeiros colocados da região Centro-Oeste de MG com 17,51 pontos, à frente de municípios como Divinópolis e Nova Serrana.

O ICMS do Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio do Estado que acontece por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. Todavia, ao contrário do que muitos pensam, o ICMS do Patrimônio Cultural não é captado através de eventos, mas sim de ações que promovam, divulguem e valorizem o patrimônio cultural local.

Pensando nisso, a Secretaria de Cultura promove ações de educação patrimonial e difusão dos patrimônios como os programas Nos Trilhos da Cidade, o documentário Fragmentos de Reinado, vídeo sobre como fazer o biscoito de queijo tradicional de BD e o perfil no Instagram da Estação da Memória. Nestes tempos de pandemia, onde é recomendado que as pessoas fiquem em casa para evitar a proliferação da Covid-19, essas ações são fundamentais para aproximar o público de Bom Despacho com sua identidade cultural e histórica.

“As ações referentes ao patrimônio cultural são de extrema importância para a valorização e promoção da identidade de Bom Despacho. É através disso que conseguimos fazer com que a população se sinta pertencente e valorize cada vez mais o que a gente tem de melhor: o reinado, a Locomotiva, a Biquinha, o Coronel Praxedes, a Matriz e tantos outros patrimônios”, afirmou a servidora e historiadora, Bárbara Freitas.

Imprimir