Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Feliz Dia Mundial da Educação
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Hoje (dia 28 de abril) comemora-se o Dia Mundial da Educação. A data é um momento especial para valorizar a importância da educação em todos os seus níveis, desde o desenvolvimento escolar dos alunos, até o social, familiar.

Conheça um pouco sobre o desenvolvimento da educação em nosso município e o que a Prefeitura está fazendo para dar um futuro cada vez melhor para nossas crianças.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) vem crescendo, nos casos do 5º e 9º anos, acima das metas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exemplo disso é que em 2015 o índice da educação pública em BD (estadual e municipal) estava em 6,3 e foi para 6,7 em 2019. As metas eram 5,8 em 2015 e 6,3 em 2019.

Bom Despacho conta com 23 escolas (públicas e privadas em 2020) sendo nove creches municipais, cinco escolas municipais e um pré-escolar municipal. A Prefeitura vem investindo constantemente em infraestrutura, capacitação de educadores para que as crianças tenham o melhor ensino, desde a infância até o ensino fundamental e médio – no caso da Escola Virgílio Antônio da Silva, que fica no povoado Mato Seco.

Um dos exemplos deste investimento é a Creche Dona Íris que está comemorando um ano de sua criação. Ela fica no Bairro Bela Vista e tem capacidade para atender quase 400 crianças, de 4 meses a 5 anos de idade, da região. A Prefeitura também iniciou a modernização do ensino com a implantação de aulas de inglês e informática.

A Prefeitura também publicou a Lei 2.845 que cria o Centro Municipal de Atendimento Especializado de Bom Despacho (Cemae). O espaço tem o objetivo de fortalecer a educação inclusiva, apoiando alunos da educação infantil e fundamental que apresentam dificuldade na aprendizagem em virtude de deficiência ou transtornos no desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo ou altas habilidades. O centro contará com profissionais como assistente social, psicólogo, psicopedagogo, neuropediatra, terapeuta ocupacional e musico terapeuta.

Valorizando ainda mais os educadores, a Prefeitura publicou a Lei 2.864 que reajustou o salário dos professores em 27,57%. Com isso, os professores passaram a receber o piso nacional, definido pelo Governo Federal.

Imprimir