Entre os dias 8 e 12 de março, a Prefeitura realizou o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 em Bom Despacho. Os números revelam que a infestação do mosquito continua alta.
No segundo levantamento, o índice predial, que corresponde a infestação por imóvel, foi de 12,4%. O índice breteau foi de 27,2%, o que significa que em um mesmo imóvel foi encontrado mais de um foco do mosquito Aedes aegypti. 95% dos focos foram encontrados nos imóveis, comércios e outros e 5% encontrados nos lotes.
Siga as recomendações e proteja sua família e amigos – Separe 10 minutos por semana para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água.
Os focos positivos que levaram o município a ter esse alto índice de infestação foram: bebedouros de animais, vasos de plantas, brinquedos de crianças, caixas d’água, caixas de gordura, churrasqueiras, fontes ornamentais, garrafas, latas, lavatórios, ocos de árvores, panelas, pias, piscinas, pneus, poças d’água, ralinhos, sacolas, sucatas, tabuleiros, tambores de construção, tampas plásticas, tanquinhos, vasilhas plásticas, vasos sanitários.
