Até ontem (28), a Secretaria de Saúde confirmou o oitavo caso de dengue em Bom Despacho. Isso significa que a doença ainda é uma ameaça aos bom-despachenses e que o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor, deve ser contínuo.
Para se ter ideia do tamanho da ameaça, o índice predial de infestação do inseto em Bom Despacho está em 7%. Esse número é altíssimo. Para que a cidade esteja segura, o índice deve estar abaixo de 1%.
É necessário que o cidadão participe dessa luta pois 97% dos criadouros do mosquito estão nas residências. Separe 10 minutos por semana e verifique locais e objetos que armazenem água na sua residência.
Um dos principais focos apontados por levantamento da Secretaria de Saúde são bebedouros de animais. É necessário que o morador limpe eles. “Mesmo aqueles cuja água é trocada constantemente”, destaca Fernando Júnior, gerente de epidemiologia.
