Para celebrar o Dia da Conscientização do Autismo (dia 2 de abril), oficineiros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e equipes dos Cras realizaram o projeto Caravana do Encontro. Na ação, foram doadas 110 caixas de bombons a crianças autistas atendidas pelos Cras e também pela Associação de Deficientes Físicos de Bom Despacho.
As entregas foram muito animadas com canto de músicas infantis. A celebração foi adiada para evitar a proliferação do coronavírus quando Bom Despacho estava na onda roxa do Minas Consciente, um dos momentos mais críticos da pandemia. A ação contou com apoio de servidores e amigos do educador físico e empresário da Academia Vida Ativa, Diego Ivens.
Saiba mais – Criado pela ONU, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril. O autismo é uma condição que altera o desenvolvimento do padrão da linguagem, a interação social e os processos de comunicação. Ele pode causar um atraso ou desvio na aprendizagem em diferentes áreas do desenvolvimento.
Segundo dados do Center of Deseases Control and Prevention, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas no mundo. Dessa forma estima-se que no Brasil, com mais de 213 milhões de habitantes, haja aproximadamente 2 milhões de autistas. Em Minas Gerais o número chega a quase 200 mil.
