Sexta-feira, dia 14, Bom Despacho registrou o sexto caso de febre chikungunya neste ano. Foi uma mulher de 28 anos.
A chikungunya é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que também transmite a dengue e o zika vírus. O único registro anterior da doença em BD foi em 2019.
Para reforçar o combate à doença é necessário que toda a população se mobilize. Para isso, os agentes de endemias fizeram ações educativas, hoje, pelas ruas da cidade para conscientizar os cidadãos a respeito. Também está sendo feito controle mecânico (remoção, vedação e eliminação de criadouros e focos) e tratamento químico com UBV costal.
“É preciso receber bem os agentes de endemias e acatar as orientações feitas por eles. O cuidado com a saúde começa em casa. Todos sabem o que fazer pra evitar mas é preciso ação de cada cidadão. Não podemos criar o mosquito dentro de nossas casas”, informa o gerente da Vigilância Epidemiológica, Fernando Clemente.
Saiba mais – A chikungunya causa fortes dores nas articulações e pode incapacitar alguns pacientes. Em bebês, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com múltiplas doenças; principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica; costumam ter uma evolução mais agressiva da doença podendo ser fatal.
Para combater a doença, é necessário acabar com os focos de reprodução do mosquito que é qualquer local que armazene água parada dentro dos imóveis. 95% destes focos estão dentro de imóveis. De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o índice de infestação de Aedes aegypti está em 12,4%. O ideal seria estar menos que 1%.


