Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Você conhece a origem das Igaçabas de Bom Despacho?
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Você conhece a origem das Igaçabas de Bom Despacho?

Elas são patrimônio histórico e cultural de nossa cidade.

Hoje, dia 19, comemora-se o Dia dos Povos Indígenas do Brasil. Para marcar a data, a historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo, Bárbara Freitas, preparou um texto explicando a origem da Igaçaba, urna funerária indígena encontrada em Bom Despacho no início da década de 1990. Leia o texto abaixo.

Você sabia que aqui em Bom Despacho existiam grupos indígenas?

Nos anos que antecederam a chegada dos colonizadores, a região do Alto São Francisco foi povoada por indígenas Cataguás. É por isso que inúmeros achados arqueológicos foram descobertos nessa região. Os Cataguás desenvolviam atividades voltadas para agricultura e cerâmica, produzindo potes cerâmicos, conhecidos como igaçabas, que serviam para o armazenamento de restos mortais e objetos ligados aos mortos. Em seus ritos funerários, os corpos eram colocados nestas grandes urnas, que variavam de tamanho de acordo com o ritual. Em 1991, na Fazenda Indaiá, foi encontrada uma urna funerária de tradição Aratu-Sapucaí, que continha em seu interior um esqueleto humano adulto.

Os indígenas foram os primeiros ocupantes de nosso território, e neste dia que é comemorado o “Dia do Índio”, destacamos este importante achado. Não podemos deixar de lembrar que o termo índio vem sendo substituído pelo termo indígena, uma vez que, historicamente, a palavra “índio” foi impregnada de um sentido pejorativo. Assim, o mais correto a se comemorar é o “Dia dos Povos Indígenas do Brasil”. Dia de luta, respeito e celebração.

A Igaçaba e o esqueleto, pertencentes a tradição indígena, encontram-se armazenados e guardados no Museu da nossa Cidade que, atualmente, está fechado para visitação. Contudo, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que já está sendo contratado um profissional de museologia e, em breve, os bom-despachenses poderão visitar este local onde está a história e memória de nossa região, e que é tão importante para todos nós.

Texto de Bárbara Freitas, historiadora da Secretaria de Cultura e Turismo.

Imprimir