Dia 29 de janeiro, 5 ciclistas bom-despachenses participaram do XXVIII Intercity de Onça do Pitangui, que contou com a participação de mais de 300 atletas de várias cidades.
A atleta Ana Paula Oliveira participou da categoria dupla mista com Robert Leal, de BH, no percurso reduzido (32km) e conquistaram o 3º lugar. Paulo Victor fez dupla com o atleta Augusto, de Abaeté, fazendo o percurso completo (50km) e ficando em 4º lugar. Rogério Costa fez o percurso reduzido (32km) e ficou em 11º lugar na categoria Cadete B. Participaram ainda Agnaldo Alves (55km) e Celso José (32km).
“A prova teve um percurso muito duro, muita subida e com um sol muito forte. Como havia chovido no dia anterior, algumas partes ainda estavam com lama. Mas consegui conquistar uma boa colocação“, relatou o atleta Paulo Victor.
“Parabenizamos os atletas que representaram o Município nessa competição tão disputada e ainda conquistaram excelentes resultados”, relatou a Secretária de Esportes e Lazer, Roberta Neves.

Prefeitura já realizou a supressão de árvores que estavam com maior risco de queda ou curto circuito, por terem galhos entre fios de energia; podou árvores cujos galhos causam algum tipo de prejuízo ou risco para a população e realizou a limpeza de bueiros e do canal da Dr. Roberto.
Essas medidas fazem parte do Plano de Ação da Prefeitura para evitar acidentes e alagamentos durante as chuvas de final de ano.
Se precisar de apoio durante a chuva, ligue para 37 99172-2112.
Prefeitura avança com Operação Tapa-Buraco
Duas equipes estão recuperando vias do São Vicente e a entrada da cidade.
Hoje, 9, duas equipes de Obras estão nas ruas. Uma delas está trabalhando na MG-164, na entrada da cidade. A outra está na Avenida Dr. Juca, no São Vicente. Em seguida irá para a Avenida Governador Valadares.
A partir da próxima semana uma terceira equipe continuará o tapa-buraco na Dr. Roberto. “Em pouco tempo chegaremos em todos os bairros. Vale destacar que mesmo depois do trabalho terminado, faremos a manutenção das ruas durante todo o ano“, destacou o secretário de Obras, Fábio Santos.
Ruas serão recapeadas – a Prefeitura também recapeará ruas importantes. O processo de contratação já está em andamento e em breve, o trabalho começará.

Participe da competição, que acontecerá dia 19 de abril, em Bom Despacho, com largada e chegada na Prefeitura, Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150 – Jaraguá.
Você pode escolher caminhar ou correr um dos percursos de 5,5km, 10km e 22km.
Clique aqui e faça sua inscrição!

Faça a sua parte!
Siga as recomendações da vigilância epidemiológica e proteja sua família e amigos – Separe de 5 a 10 minutos por dia para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água.
Lembre-se que o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus.
Prefeitura premiará leitores mais assíduos
Concurso Leitores Destaque inicia em fevereiro e vai até novembro. Participe.
Para incentivar cada vez mais e desenvolver o hábito da leitura, a Prefeitura está lançando o Concurso Cultural Leitores Destaque. O projeto vai estimular as visitas voluntárias à Biblioteca, resgatar a cultura do uso e manuseio do livro físico e valorizar o grande e atualizado acervo municipal.
Os leitores devidamente cadastrados na Biblioteca Municipal que fizerem empréstimos de livros concorrerão à premiação, que acontecerá em dezembro e terá separação por faixa etária (criança, adolescente, adulto e idoso).
“Diante das pesquisas realizadas pelo IBOPE que revelaram que o Brasil perdeu quase 5 milhões de leitores nos últimos 4 anos, nos preocupoamos em desenvolver este Projeto para estimular aos cidadãos bom-despachenses a dedicação de tempo para leitura. Sabemos da importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional, enriquecimento do vocabulário, da escrita e da fala, estímulo da criatividade, exercício da imaginação e da memória”, destacou o servidor da Secretaria de Cultura e Turismo, Helder Souza.
“A Biblioteca Municipal é um espaço de leitura e temos trabalhado na construção de projetos que garantam o uso público e comunitário dos livros como essência, a valorização dos escritores, a organização em torno de pautas sociais e o acesso à cultura”, disse a Secretária de Cultura e Turismo, Rosimaire Santos.
Para saber mais e conhecer as regras do Concurso, clique aqui.
Dias 21 e 22 de janeiro os atletas participaram da Taça São Paulo e do Mundial No-Gi da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. Os eventos aconteceram no ginásio do complexo Baby Barion, em São Paulo.
Confira os resultados da Taça São Paulo:
Gustavo Cardoso- Campeão na categoria Master Pesadíssimo
Pedro H. Xavier – Bronze na categoria Juvenil Médio
Pedro Gontijo – Prata na categoria Juvenil Pesado
Vitor Ricardo – Prata na categoria Juvenil Galo
Luna Rosado Rocha – Prata na categoria Inf. Juvenil Meio Pesado
No Mundial, a atleta Luna Rosado foi campeã na categoria Inf. Juvenil e Pedro Xavier ficou em 5° lugar na categoria Juvenil.
“Parabenizamos os atletas pela participação nestas competições e ainda pelos excelentes resultados que foram alcançados. Registramos ainda e parabenizamos o atleta Pedro Henrique Xavier que foi Campeão Mundial faixa amarela na categoria Juvenil em outubro de 2022“, disse a Secretária de Esportes e Lazer, Roberta Neves.
Os beneficiários do programa Auxílio Brasil, o antigo Bolsa Família, devem realizar a pesagem obrigatória referente ao primeiro semestre de 2022.
A ação é obrigatória para evitar o bloqueio do benefício e vai até o final do mês de julho.
Para o procedimento, o cidadão deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS), apresentar cartão SUS, cartão do Bolsa Família com o número NIS (Número de Identificação Social) e carteira de vacinação das crianças.
O objetivo da pesagem é fazer o acompanhamento nutricional dos beneficiários, verificar o cartão de vacina da criança e se a gestante beneficiária está fazendo o pré-natal.
Destruir patrimônio público é crime.
Lixeiras foram quebradas e jogadas dentro do Canal da Dr. Roberto.
Ontem, a Prefeitura registrou ocorrência por causa da destruição de lixeiras seletivas que ficavam na Avenida Dr. Roberto. Além de quebrar, o criminoso ou criminosos ainda jogaram os restos das lixeiras dentro do canal, o que colabora para alagamento.
“Já retiramos o que sobrou das lixeiras do canal. É lamentável que até hoje pessoas não tenham a noção de que este tipo de crime acarreta prejuízos para toda a sociedade. Primeiro impede que pessoas descartem corretamente seus objetos e depois desperdiça o dinheiro pago por meio dos tributos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Tiago Freitas.
A Polícia já está investigando a ocorrência. Segundo o artigo 163 do Código Penal, destruição de patrimônio público pode levar à prisão do criminoso e o ressarcimento do prejuízo aos cofres públicos.























