Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Prefeitura de Bom Despacho - Página 914
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Saiba mais

O Governo de Minas está parcelando e atrasando os salários de seus servidores. Agora, está obrigando as prefeituras a fazerem o mesmo. Situação é gravíssima. Municípios estão sem recursos para pagar professores. Municípios decretam calamidade.

Desde o ano passado, o Governo Pimentel vem retendo dinheiro dos municípios. Até mesmo o dinheiro do FUNDEB está sendo retido. Este é o dinheiro que os municípios têm para pagar os professores da rede municipal. Para compensar o calote do Governo Pimentel, os prefeitos estão sendo obrigados a retirar dinheiro de outras áreas.

O problema é que as outras áreas também já estão sem dinheiro. Pimentel não está repassando o dinheiro do transporte escolar, da saúde, do IPVA, do ICMS. No início de julho, a dívida do Estado com as cidades mineiras chegou a R$ 7 bilhões.

A Bom Despacho o Governo Pimentel deve R$ 11 milhões. Destes, pouco mais de R$ 2 milhões com a educação (FUNDEB), mais de R$ 8 milhões com a saúde, algumas centenas de milhares com a ação social.

Além de não entregar aos Municípios o dinheiro que lhes pertence, Pimentel também está deixando de cumprir suas obrigações com realização de cirurgias de alta complexidade e medicamentos de alto custo. Isto também está aumentando as despesas que os prefeitos são forçados a pagar.

Prefeituras começam a fechar as portas – por falta de dinheiro, São João Del Rei decretou situação de calamidade pública. A cidade de Padre Paraíso avisou aos professores que, a partir de agosto, não terá mais como pagar salários.

Se continuar assim, o Governo de Minas conseguirá fechar as portas de muitas prefeituras.

Em Bom Despacho, desde o início do ano a Prefeitura está pagando os professores com recursos próprios. No entanto, isto está ficando próximo de impossível, pois os cortes do Governo Pimentel estão aumentando mais e mais: “O último salário já foi quase todo pago com dinheiro da Prefeitura”, destaca a secretária de Educação, Ivy Lílian.

Por enquanto a secretária só cortou gastos do orçamento da Educação. “Cortei em tudo. Deixei apenas o que não pode faltar para os alunos: merenda, materiais escolares, de higiene e limpeza. Mas mês que vem, teremos que cortar em outros setores para conseguir pagar os educadores. Estamos comprometendo todo o planejamento que fizemos para melhorias na rede”, alerta Ivy.

Bom Despacho trabalha pesado para minimizar os efeitos da crise – para que os bom-despachenses sintam menos a crise, o Prefeito Cabral determinou que todas as secretarias sejam ainda mais cautelosas ao gastar. A prioridade é manter os serviços oferecidos à população. “Esta situação de calamidade vai se estender por todos os municípios. Se continuar assim, chegará a nós. Não temos como continuar bancando as despesas do Estado de Minas. Podemos esticar além de agosto, talvez além de setembro, mas não temos como seguir indefinidamente”, alerta Cabral.

Segunda-feira (6), a Prefeitura começará a vacinar crianças, de 1 a 4 anos, contra poliomelite e sarampo. Proteja seu filho.

Procure a UBS mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, de 7h às 11h ou de 13h às 17h. Leve os cartões do SUS e de vacina. Aproveite para colocar em dia outras vacinas.

Dia D de vacinação – Para facilitar a vida dos pais que trabalham durante a semana, dia 18 de agosto (sábado), todas as UBS ficarão abertas, de 8h às 17h. Aproveite a oportunidade.

Veja os endereços das UBS

José Lucas, Douglas, Claudinei e Luis Augusto

Dia 28 de julho, quatro atletas do grupo de corrida Correndo Por Aí (Correbom) participaram da Forrestrun – Desafio Tormenta 2018, em Araxá.

O atleta Claudinei Silva, que ficou em 5º lugar geral nos 50 km, falou sobre a participação. “Esse é um resultado que construímos com muita dedicação, treino, motivação e superação”.

Veja mais resultados – José Oliveira ficou em 4º lugar na Categoria de 20 a 29 anos. Também participaram da competição Luis Augusto Nogueira e Douglas Couto.

Veja fotos dos atletas na corrida

Preocupados com a saúde dos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Doutor Miguel e Doutor Hugo e para incentivar a utilização das academias ao ar livre, equipe Nasf iniciou o Grupo Saúde na Praça. O objetivo é trabalhar prevenção e promoção a saúde, melhorando qualidade de vida da população.

“O projeto contará com avaliação antropométrica e nutricional de todos participantes, prática de atividade física utilizando os aparelhos da academia, aferição de pressão arterial, orientações”, afirma Jeanne Gontijo, fisioterapeuta do Nasf.

Participe do Saúde na Praça das UBS Doutor Miguel e Doutor Hugo – O grupo acontecerá todas as sextas-feiras, na academia ao ar livre localizada na Avenida Doutor Roberto. Para participar, o paciente da unidade deve entrar em contato com um dos agentes de saúde na Praça da Matriz, 320, Centro.

Veja fotos do primeiro encontro

Felipe, Alex e Marcos

Domingo (29), três atletas de Bom Despacho participaram da 9ª Corrida Rústica Sicoob Credi São Gonçalo, em São Gonçalo do Pará. Alex Douglas Soares chegou em 1º lugar, na categoria de 25-29 anos; Marcos Vinícius Barbosa conquistou o 4º lugar e Felipe Augusto Neves o 5°, na categoria até 19 anos.

“Parabenizo os corredores pela participação em mais uma importante competição e por sempre representarem tão bem nosso município em diversas corridas”, elogia a secretária de Esportes, Roberta Neves.

Clique aqui para se inscrever

Ainda dá tempo de se inscrever

Hoje (31), às 19h, a Prefeitura promoverá a Palestra A Jornada da Grande Cura, na Escola do Servidor (Efesp). Toda a população está convidada a participar da apresentação que visa transformar a vida das pessoas para que tenham uma vida saudável.

Os instrutores serão Dilene Martha (fisioterapeuta, hipnoterapeuta, terapeuta holística e acupunturista) e Philippe Rodrigues (coach em saúde). Os participantes receberão certificado.

Participe – Inscreva-se clicando aqui. A entrada é um quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá) que será doado às unidades do Cras.

Ontem (30), a Secretaria de Educação realizou o VI Seminário da Educação de Bom Despacho. A ação marcou o início do segundo semestre letivo com o tema Educação é a Base. Os educadores assistiram a apresentações artísticas e palestras para começar os trabalhos bem motivados.

Sandra

“Nós precisamos estar bem para atender as nossas crianças com amor. Quero agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Educação por essas oportunidades. As palestras foram muito boas”, comemora Sandra Pontes, professora da Pré-Escola Elvino Paiva.

Leninha

“As palestras foram muito boas. Vamos voltar com a força toda para trabalhar com nossas crianças e acreditando que com afetividade, conhecimento e boa vontade é fácil e possível fazer educação de qualidade”, destaca a vice-diretora da Escola João Dornas Filho, Laudislene Azevedo (Leninha).

Veja fotos do seminário