Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Ex-Prefeito Geraldo Simão Vaz

Ex-Prefeito Geraldo Simão Vaz

Geraldo Simão Vaz

(1967-1971/ 1973-1977/ 2001-2004)

Nascimento: 06 de abril de 1936

Filiação: José Simão Vaz e Raimunda Cândida de Jesus

Cônjuge (s): Onilza Albuquerque Braga. Jesemar Patrícia de Resende Simão Vaz

Filhos: Onilza Simone Albuquerque Vaz; André Simão Albuquerque Vaz; Gisele de Albuquerque Braga Vaz e Paloma Simão Resende Vaz.

Ocupação Principal: Empresário e fazendeiro.

Falecimento: 07 de Outubro de 2014

Geraldo Simão Vaz nasceu em 06 de abril de 1936, na Fazenda do Malaquias, hoje Município de Araújos. Filho do fazendeiro José Simão Vaz e Raimunda Cândida Vaz. Viveu na fazenda até o segundo ano de grupo onde tinham uma professora particular. A mãe mudou para Bom Despacho com os filhos e Simão foi estudar no Grupo Escolar Bom Despacho, hoje Escola Municipal Coronel Praxedes, depois fez admissão e foi para o Escola Estadual Miguel Gontijo. Não continuou os estudos.

Morou no Recife e na Bahia, foi representante comercial no ramo de foguetes e teve uma fábrica em Recife, uma granja. No Nordeste, conheceu a realidade brasileira e observou o desenvolvimento de vários municípios. Em 1963, regressou a Bom Despacho e revelou seu gosto pela política.

Em 1964, com o golpe militar e a extinção dos partidos, a maioria dos políticos bom-despachenses ingressaram no Arena, partido do governo. Com Nilson Gontijo, vereador de Belo Horizonte, candidato a deputado estadual e natural de Bom Despacho, Geraldo Simão organizou o Diretório Municipal do MDB, partido que fazia uma oposição consentida ao regime.

Em 1966, o MDB lança a candidatura de Geraldo Simão Vaz para prefeito da cidade. Com apenas 30 anos de idade, era um candidato jovem, simpático e viajado. Seu pai foi juiz de paz, fazendeiro e tinha muita influência na região do Malaquias, Passagem e Araújos, contribuindo para que seu filho fosse um forte candidato. Seu vice era Ari Marques que, talvez por ser proprietário do Bar Flor de Lis, tinha bastante popularidade e tenha fortalecido a chapa. Acabaram vencendo as eleições.

Geraldo assumiu a Prefeitura em fevereiro de 1967, numa Bom Despacho que não possuía energia elétrica, telefone ou mesmo abastecimento de água. Ademais, era um político de oposição ao governo federal e ao estadual, naquele período em que o país mergulhava no autoritarismo dos governos militares. Ainda assim, Simão conseguiu realizar importantes obras. Mas, a obra mais marcante de seu mandato foi, com certeza, o projeto urbanístico da Praça da Matriz, feito pela arquiteta Freuza Zechmeister.

Na área de cultura e educação, Simão criou um dos primeiros Conselhos Municipais de Educação do país. Através de Lei Municipal, foram criados a Bandeira e o Brasão de Bom Despacho, o dia da emancipação e o emblema “Fé, Energia e Trabalho”. Com iniciativa da Prefeitura, foi realizada uma campanha para doação de livros para a Biblioteca Municipal.

Em 1973, Geraldo Simão Vaz iniciou seu segundo mandato. Neste novo período de governo, realizou a primeira obra de restauração da Biquinha, quando construiu uma passarela que liga as ruas da Biquinha e dos Expedicionários. Foi nesta reforma que Simão erigiu uma lavanderia no local, que contribuiu para o trabalho das lavadeiras locais. Na área de educação, instalou várias escolas rurais e construiu os Grupos Escolares Coronel Robertinho, Chiquinha Soares e Martinho Fidélis, hoje escolas estaduais. Com o objetivo de melhorar a defluência da produção agropecuária, várias pontes foram construídas e as estradas rurais foram melhoradas. Com o apoio do Governo do Estado, em seu segundo mandato Geraldo Simão conseguiu trazer para Bom Despacho a Cemig, a Copasa e a Telemig, feito muito lembrado de sua gestão, uma vez que trouxe energia elétrica para as ruas, empresas e residências. Assim como água, esgoto e telefonia.

Seu segundo mandato terminou em 1977 e, a partir de então, Simão afastou-se da política e começou a dedicar-se à sua carreira de empresário, principalmente em Nova Serrana, onde possuía uma fábrica de cadarços. Casou pela primeira vez em 01/07/1977 com Onilza Albuquerque Braga, pernambucana de Garanhus. Tiveram três filhos, Simone; André e Gisele.

Simão volta à cena através da articulação de um grupo político, que o procurou em Nova Serrana para engendrar sua campanha. Nas eleições de 2000, o nome de Geraldo Simão Vaz destacou-se, muito devido a insatisfação popular na época. Através da coligação entre PL, PSDB, PFL e PMDB, com apoio extraoficial do PT, Simão conseguiu vencer seu oponente, Haroldo Queiroz. Em janeiro de 2001, tomou posse pela terceira vez na Prefeitura Municipal de Bom Despacho, quando recebeu simbolicamente as chaves da cidade. De 2001 a 2005, Simão promoveu outras melhorias na cidade: construiu quadras de esporte; implantou sete Postos de Saúde e um “hospital universitário”, que atendia várias especialidades médicas. Construiu a famosa Avenida Amazonas, que revitalizou uma área nobre do centro da cidade. Promoveu melhorias na Biblioteca Municipal, com a mudança do prédio e aquisição de cinco mil livros. Consolidou o Museu da Cidade, cedendo pessoal e espaço próprio. Apoiou a construção do SESC-Laces na cidade, disponibilizando terreno para a edificação. Ademais, foi sob seu governo que ocorreu o tombamento da Amurada da Praça Olegário Maciel, patrimônio histórico e cultural de Bom Despacho. Neste seu último mandato, Simão buscou cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, pagando os débitos da Prefeitura.

Geraldo Simão casou-se pela segunda vez em 1998, com Jesemar Patrícia de Resende Simão Vaz, professora que, em seu terceiro mandato, foi secretária municipal de Ação Social e Comunitária. O casal teve a filha caçula de Simão, Paloma Simão Resende Vaz.

Após 2005, ao afastar-se de vez da política, Simão dedicou-se novamente à sua fábrica. Faleceu em 07 de Outubro de 2014.

Em 2014, foi encaminhado à Câmara da cidade um projeto de Lei visando homenagear o ex-prefeito. A partir disto, a conhecida Avenida Amazonas, passou a ser nomeada como Avenida Geraldo Simão Vaz.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

GUERRA, Jacinto. Gente de Bom Despacho. Brasília:Thesaurus, 2003.

Entrevista com as irmãs: Tereza Vaz, Maria dos Anjos Vaz. Maio de 2019

Entrevista com Jesemar , viúva de Geraldo Simão. Abril de 2019

Depoimento da filha Simone. Maio de 2019.