Ex-Prefeito José de Paula Marques Gontijo

José de Paula Marques Gontijo

(Março a dezembro de 1947)

Nascimento: 19 de janeiro de 1909

Filiação: Segismundo Marques Gontijo e Policena Gontijo

Cônjuge (s): Isa Teixeira Gontijo

Filhos: Segismundo Marques Gontijo; Maria Letícia Marques Gontijo; Regina Marques Gontijo; Sílvio Marques Gontijo; Cláudio Marques Gontijo; André Marques Gontijo; Gabriel Marques Gontijo; Décio Marques Gontijo; e Isa Marques Gontijo.

Ocupação Principal: Médico

Falecimento: 11 de outubro de 1982

Médico, empresário e político, conhecido popularmente como Dr. Juca, José de Paula Marques Gontijo nasceu no ano de 1909, na cidade de Bom Despacho. Filho de Segismundo Marques Gontijo e Policena Gontijo, iniciou seus estudos na cidade, mas fez o curso secundário em Ouro Preto-MG. Em 1933, formou-se pela tradicional Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro-RJ.

Dr. Juca, já médico, retornou para Bom Despacho, onde, em 1941, casou-se com Isa Teixeira Gontijo, professora com formação renomada no Colégio Sacré-Coeur de Marie, de Belo Horizonte. Desta união vieram nove filhos: Segismundo Marques Gontijo; Maria Letícia Marques Gontijo; Regina Marques Gontijo; Sílvio Marques Gontijo; Cláudio Marques Gontijo; André Marques Gontijo; Gabriel Marques Gontijo; Décio Marques Gontijo e Isa Marques Gontijo.

O nome de duas filhas foi registrado em seus dois famosos empreendimentos: o Hotel Letícia, e o Cine Regina. Pois, além de médico, Dr. Juca era um empreendedor. O Cine Regina foi um dos maiores cinemas da região, construído dentro dos melhores padrões da tecnologia. Todo filme lançado em Belo Horizonte era rapidamente exibido no telão do Cine Teatro Regina. Hoje, os antigos projetores foram doados ao Museu da Cidade para permanente exibição.

Ainda como empresário, Dr. Juca adquiriu o tradicional Hotel Glória, sendo responsável por sua restauração, que manteve a bela e antiga linha arquitetônica do edifício. Como médico, era famoso pelo seu atendimento à população. Sua clínica possuía renome dentro do Estado de Minas e nela trabalharam conceituados médicos da cidade. Ademais, a clínica era famosa por ser palco de debates políticos de integrantes da UDN (União Democrática Nacional), durante as campanhas eleitorais. Foi, inclusive, um dos fundadores da UDN de Bom Despacho e, através do governador de Minas Gerais, Milton Campos, José de Paula Marques Gontijo foi nomeado prefeito da cidade. Seu mandato durou apenas 8 meses, com início em 20 de março de 1947 e término em 21 de dezembro deste mesmo ano.

Além de prefeito, Dr. Juca também foi vereador, através de eleição direta. Mantinha forte contato com personagens políticos de sua época. Hospedou Jânio Quadros, durante a campanha para a Presidência da República, os governadores Magalhães Pinto e Rondon Pacheco, e alguns deputados. Devido os serviços prestados à população, Dr. Juca recebeu todas as homenagens de mérito municipal e outras outorgadas pelo Governo de Minas Gerais.

Em 1982, aos 73 anos, José de Paula Marques Gontijo sofreu um acidente automobilístico, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, quando saía de um teatro em Copacabana. Seu corpo foi trazido à Bom Despacho, onde foi enterrado com muito pesar pela população.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

GUERRA, Jacinto. Gente de Bom Despacho: histórias de quem bebe água da Biquinha. Brasília: Thesaurus, 2003.