Arrecadação dos municípios continua despencando e prejudicando região

Prefeitura e servidores de Bom Despacho intensificam trabalho para reduzir efeitos da crise na cidade

Municípios pedem SocorroPor causa da crise nacional, cortes de convênios e atrasos nos repasses dos Governo Federal e Estadual, a arrecadação dos municípios continua despencando. O FPM – principal fonte de renda das cidades – encolheu quase 30% em termos reais no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2015. Unida ao aumento de despesas como energia, água, combustível, a situação é gravíssima e dificulta a vida dos prefeitos do Brasil, que precisam manter os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda conceder aumentos na folha de pagamento.

Todas as cidades da região estão pagando o preço pela má gestão do Governo Federal. Em Divinópolis, por exemplo, o Executivo propôs aos servidores reajuste de 6% e depois passou para 7%, divididos em 3,5% retroativo a abril e 3,5% a partir de dezembro. Nova Serrana também propôs 7%. Luz ainda estuda o percentual, mas a previsão é conceder 6,5% de reajuste.

Clique aqui para saber mais sobre o reajuste negociado em Divinópolis

Clique aqui para ler nota da CNM e saber mais sobre a crise nos municípios