Entre na luta contra o Aedes aegypti e salve sua família

Mais de 90% dos focos estão nas residências, por isso população deve aderir ao combate

Topo Dengue_VigilanciaA Prefeitura continua conscientizando a população e combatendo o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e também da febre amarela. Só este ano, os agentes de saúde visitaram 2.264 residências. Destas, 73 tinham focos ou locais propícios para a proliferação do mosquito e por isso foram notificadas. “É importante enfatizar que não foi preciso multar nenhum morador dessas residências. Notificamos e 24 horas depois voltamos e a situação já estava regularizada. Isso mostra que a visita e nosso alerta tem surtido efeito”, destaca a secretária de Saúde, Neide Braga.

Último LIRAa – Em Bom Despacho, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito dia 13 de janeiro apresentou 7,4 de infestação, o que mostra o trabalho minucioso dos agentes.  “Não deixamos passar nada, nenhuma residência, nenhum foco”, afirma o gerente de epidemiologia, Fernando Júnior.

E apesar do número de notificações de dengue ter caído consideravelmente de janeiro deste ano (10) para o mesmo período de 2016 (70), as pessoas devem reforçar os cuidados. “Mais de 90% dos focos estão nas residências, por isso só conseguiremos vencer o Aedes aegypti se a população se unir a nós”, afirma o gerente de epidemiologia, Fernando Júnior. Clique aqui mais dados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Bom Despacho.

Mais ações de combate ao Aedes aegypti – A Prefeitura fará mutirão de limpeza e conscientização em todos os bairros da cidade, começando pelos que apresentaram maior índice de infestação que são São Vicente, Novo São Vicente, JK, Santa Marta, Aeroporto I, Aeroporto II e Novo Horizonte. “O mutirão será feito todo sábado e começa dia 28 de janeiro. Também contratamos mais 11 agentes de endemias para reforçar o trabalho. Muitos deles trabalharão com bomba costal e uso de inseticida”, diz Fernando.

A Prefeitura também continuará com o trabalho de visitas domiciliares, conscientização nas escolas, empresas e salas de espera das unidades de saúde.

Clique aqui para denunciar focos do mosquito na sua vizinhança

Clique aqui e baixe o aplicativo 100aedes