Lave as mãos para ter mais saúde

Verduras, legumes e frutas também devem ser higienizados

É fácil lavar as mãos antes de se alimentar e após usar o banheiro. Essa medida simples faz toda a diferença quando o objetivo é evitar vermes.

“A cisticercose, por exemplo, é uma doença causada pelo crescimento de um verme conhecido como solitária. Pode gerar sintomas como cegueira, convulsão, dores de cabeça. A contaminação ocorre por ingestão de ovos liberados nas fezes humanas”, destaca Maria Pessoa, gerente da Vigilância Sanitária. A solitária também pode causar teníase, que leva a uma infecção gastrointestinal. Os sintomas são dores abdominais, febre, vômitos.

“Os seres humanos são os únicos hospedeiros definitivos desse verme. Os bovinos e os suínos são os hospedeiros intermediários. Por isso é importante consumir carnes destes animais apenas se bem passadas”, afirma o veterinário, Vinícius Resende.

Hoje é o dia mundial de lavar as mãos – Lave as mãos após usar o banheiro e antes de se alimentar; lave bem as frutas, legumes e verduras; não coma carne mal cozida ou mal passada; use privada com fossa; beba água tratada; use água de fontes tratadas para irrigação.