O que você precisa saber quando for plantar árvores

O plantio de árvores traz diversos benefícios, mas é preciso se atentar para alguns pontos

Açacu em frente à Rodoviária

Já é de conhecimento público os benefícios da arborização da área urbana. Entre eles, sombras frescas e melhoria do clima da cidade. A Prefeitura apoia a plantio por parte dos cidadãos e para ajudar, a Secretaria de Meio Ambiente elaborou uma cartilha para orientar na hora de plantar. Confira os principais pontos aqui:

Espaço –  é preciso observar bem o espaço onde a árvore será plantada para garantir que a área disponível seja suficiente quando ela estiver adulta. Passeios estreitos e ruas movimentadas exigem árvores de pequeno porte. Já em praças e locais amplos e abertos, árvores de grande porte são bem-vindas.

Além disso, para a abertura das covas, deve-se atentar para as distâncias em relação às esquinas, postes, garagem, bueiros e tubulações de esgoto e água. A distância entre as futuras árvores e a largura da calçada também devem ser observadas.

Espécie –  as árvores da cidade devem ser mais resistentes para suportar as adversidades do ambiente. Para a calçada, não se deve escolher árvores que deem frutos grandes e pesados. A escolha adequada da espécie garantirá a inexistência de danos nos passeios. Pitangueira, Jabuticabeira, Manacá-da-serra e  Jacarandá-Mimoso são algumas sugestões.

Preparação do berço para receber a muda – o berço deve ter dimensões mínimas de um quadrado com os lados de 60cm. A cova deve ser rasa e larga. O solo deve ser fértil. Caso utilize a terra oriunda da cova, deve-se livrá-lá de impurezas, como pedaços de plástico, pedras concretos, e depois adicionar esterco bovino.

Tutor- Para promover um crescimento harmonioso e vertical, é necessário a instalação de um suporte para a muda, esse é o tutor. Sua ausência implica em árvores tortas e desalinhadas.

Confira a cartilha completa.

Para dúvidas e mais informações-  Procure a Secretaria de Meio Ambiente para mais informações, dúvidas ou para adquirir mudas. Ligue 35227383/91063336 ou meioambiente@bomdespacho.mg.gov.br.