Prefeitura avaliará 2.640 alunos

Alunos da Escola Coronel Praxedes

Em dezembro, a Secretaria de Educação aplicará as provas finais do Sistema Municipal de Avaliação da Educação Básica (Simaeb). Serão avaliados 2.640 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Com o resultado nas mãos, os técnicos da Educação analisarão o desempenho dos alunos e o resultado do questionário de avaliação das escolas, preenchido pelos pais e profissionais. Depois, se necessário, são feitas propostas de intervenção no plano de ação de cada escola.

“O Simaeb é uma revolução. Por meio dele acompanhamos de perto a aprendizagem de nossos alunos e adaptamos nossas estratégias para garantir que todos evoluam e recebam ensino de qualidade. Além disso, com as avaliações institucionais podemos planejar as melhorias para o próximo ano”, destaca a secretária de Educação, Ivy Lílian.

Com a atualização dos planos de ação, escola e alunos ganham. “Os professores se sentem mais seguros para trabalhar. Os alunos por sua vez progridem porque recebem um conteúdo bem planejado e de acordo com sua necessidade”, afirma a gerente de ensino, Heloísa Faria.

Saiba mais – Este ano, os alunos já fizeram a avaliação inicial, aplicada em fevereiro. Também fizeram a prova intermediária, em agosto.

O sistema foi implementado em Bom Despacho em 2017 e os bons resultados já podem ser comprovados pelo último IDEB. “Todas as escolas municipais avançaram. Algumas já atingiram a meta para 2019”, acrescenta, Heloísa.

Saiba mais sobre o IDEB