Prefeitura está zerando todas as filas de cirurgia

A primeira fila a acabar será de catarata. As demais serão zeradas antes do fim do ano, exceto ortopedia e otorrino que serão zeradas em janeiro

De uma demanda de 1.802 cirurgias, este ano a Prefeitura já fez 1.586. Isto equivale a 88,01% do total. Antes de 31 de dezembro está combinado que a Santa Casa fará 18 cirurgias ginecológicas, 27 cirurgias gerais, 24 vasculares e 7 plásticas. As 12 que faltam para acabar com a fila de catarata serão realizadas na próxima sexta-feira. Com isto encerraremos o ano com 92,9% de toda a demanda atendida. As 128 cirurgias que faltam estão sendo agendadas para janeiro de 2019.

É bom notar que em 2018 foram 1.235 pedidos de cirurgia. Como foram feitas 1.586, isto significa que 451 vieram da fila antiga, agora reduzida a 216 (32,38%).

Com a realização das 128 cirurgias ainda em dezembro e 216 em janeiro, Bom Despacho será a primeira cidade brasileira a zerar todas as filas de cirurgia. “É importante notar que só não fizemos todas porque a Santa Casa não teve condições de operar. Por isto estamos tendo que mandar para fora, o que faz demorar um pouco mais”, explica a Secretária de Saúde, Neide Braga.

Dona Maria Divina

Fim das filas, alegria das famílias  – para atingir a meta do Prefeito, que é acabar com a agonia de pessoas que enfrentam longas filas por cirurgias eletivas, este ano a Secretaria de Saúde liberou 1.802 procedimentos, dos quais 1.586 (88,01%) já foram realizados. Mais 128 serão realizados ainda em dezembro e 128 em janeiro.

A dona de casa de 74 anos, Maria Divina, fez cirurgia dos dois olhos. O primeiro foi operado em novembro. O segundo, na última sexta. “Fui muito bem tratada e estou muito feliz. Apesar de estar me recuperando da última cirurgia, vejo tudo clarinho. Minha vida já melhorou muito”, comemorou.

Como as duas cirurgias foram feitas por meio da Prefeitura, dona Maria economizou quase R$ 8 mil, que é o custo na rede particular para operar dois olhos.

Acompanhe o andamento das filas de cirurgia clicando aqui