Prefeituras param por causa de confisco do Governo de Minas

Dívida com municípios chega a R$ 8,1 bi. Destes, quase R$ 12 milhões são dos bom-despachenses.

Dia 21 as prefeituras de Minas vão parar. Os prefeitos irão a Belo Horizonte cobrar os R$ 8,1 bilhões que o governo mineiro deve aos municípios. A dívida com Bom Despacho está em quase R$ 12 milhões. São gravíssimos os prejuízos para a Educação e para a Saúde.

“Se o Governo de Minas não pagar o que deve, em poucos dias não teremos como pagar educadores, comprar merenda escolar ou pagar médicos e comprar medicamentos. Já ajuizamos várias ações contra o Governo de Minas e aguardamos a decisão da justiça. Neste meio tempo, precisamos levar esta calamidade ao conhecimento dos cidadãos. As consequências dos atos irresponsáveis deste Governo serão enormes. Os mineiros precisam saber o que está acontecendo”, afirma o Prefeito Fernando Cabral.

Hospitais também protestarão – As Santas Casas de Minas Gerais se juntarão ao protesto, pois elas também estão sem receber faz muitos meses. Algumas já fecharam serviços. Maternidades já não estão mais fazendo partos. O caos está se alastrando.

Governo não aceita diálogo – desde setembro do ano passado os prefeitos estão tentando negociar com o governador. No entanto, ele sempre se recusou a conversar. Sem ter mais como pagar seus compromissos, nos últimos meses muitas prefeituras começaram a fechar postos de saúde e atrasar os salários dos professores e outros servidores.

Em agosto, a situação ficou tão grave que mesmo os municípios mais bem administrados já não conseguem manter abertas as portas das prefeituras. Por isto, a solução encontrada foi a paralisação e uma marcha de protesto da Cidade Administrativa até o Palácio da Liberdade.

Veja o decreto da paralisação em Bom Despacho