Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Cultura e Turismo - Página 48
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Hoje, Prefeitura premiará vencedor do concurso que definiu a marca do Conjolo de Vissunga

Hoje (22), a Prefeitura anunciará e premiará o vencedor do concurso que definiu o logotipo do Conjolo de Vissunga.

O vencedor ganhará R$ 2 mil e a marca criada por ele representará o local, que será um espaço de cultura, esporte, educação para as famílias de Bom Despacho.

Acompanhe a transmissão ao vivo da cerimônia no Instagram da Prefeitura. A ação será às 11h, no Conjolo de Vissunga.

Ação faz parte das comemorações dos 108 anos de BD. Clique aqui e veja a programação completa de aniversário.

Em breve, bom-despachenses ganharão museu unificado para contar história da cidade

Os bom-despachenses ganharão um museu unificado, na antiga Estação Ferroviária. “Será o Museu da Cidade. Nele, por meio das peças e objetos, contaremos toda a história da cidade, inclusive da ferrovia”, comemorou a coordenadora da Secretaria de Cultura, Joyce Jaciara.

O Museu da Cidade preservará peças importantes que marcam nossa história, como uniformes dos ferroviários, peças usadas na manutenção das antigas ferrovias, as igaçabas (urnas funerárias indígenas), o quadro A Matriz de Bom Despacho e muitas outras que já fazem parte do nosso acervo. Lá também ficará nossa histórica e linda Locomotiva, um dos principais bens tombados de Bom Despacho.

Falta pouco – antes de abrir suas portas para visitação, o Museu da Cidade receberá alguns reparos hidráulicos. O espaço já foi pintado, recebeu nova parte elétrica, nova iluminação e ambiente climatizado para conservar o acervo. Também recebeu telhado, iluminação e grama ao redor da Locomotiva.

Casa de Cultura será aberta em BD – Além do Museu da Cidade, os bom-despachenses ganharão uma Casa de Cultura. Ele ficará no antigo Clube Bom Despacho, em frente ao fórum. O espaço será usado para receber exposições, lançar livros de autores da cidade, cursos e encontros culturais.

A Casa de Cultura será aberta após a Secretaria de Saúde, que hoje funciona no espaço, se mudar para o atual prédio da Prefeitura, em meados de julho.

Pela primeira vez, BD recebeu maior ICMS Cultural da região –  em 2019, o Município recebeu o maior ICMS Cultural da região. Isso significa que a cidade passou a ganhar mais recursos do Estado para investir na preservação e valorização do patrimônio cultural local. Para conseguir o recurso do ICMS Cultural e ainda atingir a maior pontuação da região, a Secretaria de Cultura colocou em prática ações de proteção e educação patrimonial.

“Restauramos o Coreto da Vila Militar, a Praça da Estação, iluminamos e estamos restaurando a Praça da Matriz, valorizamos os bens imateriais como Reinado e o modo de fazer o biscoito de queijo tradicional da cidade. Também criamos o Festigart e o Arraiá BD para valorizar a cultura local e ainda ajudar entidades sem fins lucrativos; apoiamos diversas ações e artistas culturais. Isso e muitas outras iniciativas da Secretaria de Cultura fizeram com que a cidade recebesse R$ 400 mil só em um ano”, disse emocionada, Joyce Jaciara.

Prefeitura incentiva artistas bom-despachenses a se inscreverem no Projeto Arte Salva

Servidora fala sobre o projeto com Dona Erlaine, uma das matriarcas da culinária de Bom Despacho.

Servidoras da Prefeitura incentivam e auxiliam artistas bom-despachenses a se inscreverem no Projeto Arte Salva. O projeto é da Secretaria de Cultura do Estado e premiará projetos de artistas com o valor de R$ 1.900.

Artista, faça seu cadastro. Dirija-se à Secretaria de Cultura (Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150, Bairro Jaraguá) e participe do projeto.

Acesse o edital e confira.

Para saber mais, acesse.

Aprenda mais sobre gastronomia

A Prefeitura e a Associação Instância de Governança Regional Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes convidam empreendedores, comerciantes e população interessada em aprender mais sobre gastronomia.

Para isso, participe do programa de qualificação profissional Retomada do Turismo com Segurança, Responsabilidade e Excelência no Atendimento. Os treinamentos serão entre os dias 15 e 19 de Junho. As aulas são online e gratuitas.

Saiba mais sobre o programa e inscreva-se aqui. “Agora é o momento de planejarmos o retorno com segurança, mantendo a excelência no atendimento”, disse o servidor João Simões, turismólogo.

Para a realização do programa foi firmada uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e também como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Artista, participe do Projeto Arte Salva

O programa Arte Salva premiará artistas e mestres locais, detentores e difusores da cultura mineira durante a pandemia. Cada projeto selecionado será premiado com um valor de R$ 1.900.

Artista, faça seu cadastro. Dirija-se à Secretaria de Cultura (Avenida Maria da Conceição Del Duca, 150, Bairro Jaraguá) e participe do projeto.

Acesse o edital e confira.

Para saber mais, acesse.

Escolas de música, dança e de idiomas poderão retomar aulas individuais

A partir de amanhã (6), escolas de música, dança e de idiomas poderão retomar aulas, desde que individualizadas. Além de atender individualmente, as escolas deverão disponibilizar álcool 70% ou água e sabão para desinfecção das mãos, exigir uso de máscara; garantir espaço mínimo de dois metros entre aluno e professor.

O local das aulas deverá ser arejado e desinfectado a cada aula. As escolas deverão afixar cartaz com as orientações para uso de máscara e com preenchimento do quantitativo de pessoas permitido no estabelecimento.

Pessoas do grupo de risco ou pessoas gripais não devem participar dessas aulas.

Continuam suspensas as aulas coletivas. Clique aqui para ler o decreto e saber mais.

Combata a proliferação do vírus – se você teve contato com pessoa contaminada ou suspeita, entre em contato com a Saúde pela Ouvidoria ou ligue 0800 285 3737.

Previna-se – fique em casa. Se sair for inevitável, use máscara; evite levar as mãos nos olhos, boca e nariz; lave as mãos constantemente; não participe nem faça aglomeração.

BD completa 108 anos e você ganha o presente

Aniversário de 108 anos de BD será marcado por ações culturais, educativas, esporte e obras para melhorar a sua vida

Dia 1º de Junho, Bom Despacho completará 108 anos. Para marcar a data, a Prefeitura se reinventou e criou diversas ações e atividades culturais e esportivas para você curtir em família, de casa.

Você poderá conhecer mais sobre a história da cidade ao som da belíssima Banda de Música do 7º Batalhão de Polícia Militar. Assista com a família lives imperdíveis de dança, ioga, artesanato e participe de cursos à distância. Alunos da cidade ainda poderão testar suas habilidades em um Campeonato Online de Xadrez.

Como não pode faltar, na programação também há obras importantes para melhorar a sua vida e a de todos os bom-despachenses: reformas de unidades de saúde, quadras esportivas, escolas, estradas rurais, pontes; pavimentação e drenagem de ruas.

Fique ligado. A programação está imperdível e será informada nos próximos dias.

Participe do concurso para definir a logo do Conjolo de Vissunga

Atenção- todos os participantes devem enviar a proposta de logotipo, o termo de cessão e a defesa da arte na inscrição.

Participe do concurso que definirá a marca do Conjolo de Vissunga

Mostre suas habilidades no concurso que definirá a logo do Conjolo de Vissunga. A Secretaria de Cultura dará um prêmio de RS2 mil ao vencedor. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por aqui.

Em 2019, Secretaria de Cultura iluminou toda a Praça da Matriz

Igreja da Matriz iluminada pelas lâmpadas de LED.

Em 2019, a Prefeitura transformou a iluminação da Praça da Matriz. A Secretaria de Cultura instalou lâmpadas de LED em toda a Praça Matriz. A iniciativa também iluminou a igreja que é um dos principais cartões postais da cidade em razão de sua arquitetura e importância Cultural. Também clareou e deixou mais segura as noites de quem passeia pela área.

A iluminação da Praça só foi possível depois que o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, por meio dos recursos provenientes do ICMS Cultural, aprovou um projeto de iluminação da praça e da igreja, com o objetivo de apreciar o bem.

Participe do Concurso que definirá a marca do Conjolo de Vissunga

Mulheres recebem homenagem da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo

Homenagem aconteceu em uma bela manhã na Praça da Matriz.

Ontem (9), a Secretaria de Cultura realizou uma homenagem às mulheres na Praça da Matriz. Em uma bela manhã de céu azul, elas degustaram um delicioso café da manhã ao ar livre e assistiram a uma emocionante apresentação da Banda do 7°BPM.

A Maria das Graças Cardoso esteve na Praça durante a manhã para prestigiar o momento. “Está sendo uma homenagem bem aconchegante, turma boa, o ambiente está gostoso. Gostaria de mandar um abraço para todas as mulheres”, elogia.

Confira as fotos.

Homenagem às mulheres- Secretaria de Cultura

Dona Sebastiana é homenageada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Sua filha Sandra, de amarelo, representou a matriarca durante a homenagem.

Importante na luta e resistência negras em Bom Despacho, Dona Sebastiana foi homenageada hoje na Câmara dos Deputados na Assembleia Legislativa de Minas Geras. Na ocasião, diversas mulheres mineiras tiveram suas lutas reconhecidas, tendo em vista o Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março.

Dona Sebastiana foi matriarca da comunidade quilombola Carrapatos da Tabatinga, tendo iniciado o movimento de resistências negra e quilombola na cidade.