Para que você receba serviços ainda mais eficientes, Prefeitura está atualizando mapa de Bom Despacho

A Prefeitura está atualizando o mapa do Município. Este processo permitirá inúmeros benefícios para a população, pois as secretarias poderão oferecer serviços ainda mais eficientes. Por exemplo, a Secretaria de Obras saberá onde é preciso instalar ou reforçar a iluminação pública; poderá elaborar projetos mais eficazes para construção e manutenção de drenagem pluvial, redes de esgoto e abastecimento de água.
A atualização permitirá ainda a formulação de políticas públicas; zoneamento para fins de saúde e educação; controle de evolução de focos de doença como dengue e chikungunya; acompanhamento de lotes abandonados; melhorias nas rotas de coleta de lixo e transporte urbano. Haverá mais segurança, pois com mapa fiel, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Defesa Civil poderão identificar áreas de risco e evitar acidentes. Além disto, fornecerá uma base cartográfica e referências de nível para arquitetos, engenheiros e prestadoras de serviços como água e esgoto, energia elétrica, telefonia.
“Toda cidade desenvolvida e bem gerida fez ou está fazendo a atualização de seu mapa. Assim como elas, Bom Despacho terá uma cópia virtual real, ou seja, terá um mapa preciso com a localização exata de cada área municipal e das edificações, mobiliário urbano e infraestrutura.Todas estas informações serão utilizadas para planejar políticas públicas e garantir maior eficiência e eficácia da gestão pública”, destaca o Secretário de Obras, Juliano Barreto.
Saiba mais – a atualização está sendo feita pela Universidade Federal de Viçosa. Os técnicos já fizeram o marco geodésico e a rede de referência por meio de satélites e fotos. Agora, a equipe da Universidade filmará as fachadas dos imóveis, passeios, praças e ruas.
Aprecie as luzes de Natal da Praça da Matriz
Com a iluminação natalina e novas lâmpadas de LED, a Praça da Matriz está ainda mais charmosa, aconchegante e segura. Aproveite para visitar o espaço. Os pais podem passear com os filhos; os casais podem namorar; idosos podem curtir a noite tranquilamente.
“Natal é um período mágico, quando as pessoas estão ainda mais inspiradas. Vale a pena entrar neste clima e visitar a praça”, destaca o secretário de Cultura, Tito Cardoso.
Vale a pena também manter a decoração, doada com muito carinho por pessoas e empresas parceiras. Denuncie à PM vandalismo. Caso algum poste de LED seja danificado, informe à Prefeitura clicando aqui.
Lixo no lixo – a Praça conta com lixeiras apropriadas para o lixo seco e o lixo úmido. Isso facilita o trabalho dos garis e conserva o lugar sempre limpo e bonito.
Não pise nos jardins – a Praça também tem lindos jardins. Mantenha-os assim não pisando na grama, não arrancando mudas e nem deixando animais soltos.
Hoje (12) tem teatro no Engenho do Ribeiro!
Artistas pintam muro do Centro de Atenção Psicossocial
Em oficina de Grafite promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo, o artista Lauro Magalhães e os participantes da oficina pintaram o muro do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Junto com o artista, os integrantes do grupo Desarte e alunas e alunos do Colégio Darwin pintaram uma imagem de John Lennon.
Para o artista, o Grafite cria oportunidades de manifestações culturais, integra pessoas, agrega valores e ultrapassa fronteiras. “O Grafite vem para democratizar a arte, sua importância social é tornar algo que antes estava restrito às galerias. O investimento da Prefeitura é fundamental uma vez que estes trabalhos, em forma de exposições ao ar livre, valoriza o patrimônio e o espaço urbano, o que gera fundos para a cidade por meio do turismo, por exemplo”, ressalta.
Arte, paz e saúde mental – John Lennon foi um ícone na luta pela paz. Assim, a nova pintura no muro do CAPS simboliza também a luta antimanicomial e contra a violência de pessoas com transtornos mentais.
Prefeitura inaugurou iluminação de Natal do Engenho
A Praça do Engenho ficou toda iluminada e aconchegante com as luzes natalinas e nova iluminação de LED. Além da inauguração, a Prefeitura ainda sorteou presentes para as crianças.
A Lívia Costa adorou. “As luzes alegraram a praça e a deixaram muito mais bonita. As crianças ficaram muito satisfeitas com os brinquedos. Essa é uma oportunidade que elas têm de ganhar um presente de Natal”, diz.
Iluminação de LED – a Prefeitura instalou 35 lâmpadas de LED na Avenida Getúlio Vargas e na Praça da Igreja do Distrito. Agora os locais estão mais seguros e os moradores poderão aproveitar ainda mais o clima natalino.
Confira as fotos da iluminação de natal, abertura, entrega de presentes.
Secretaria de Cultura receberá recurso para realizar ações de valorização da cultura negra
A Secretaria de Cultura receberá R$80.000 para realizar ações voltadas à população negra de Bom Despacho. O recurso veio depois que a Coordenadoria de Igualdade Racial teve projeto aprovado para receber a verba de emenda parlamentar da Deputada Estadual Andreia de Jesus.
Com esse recurso, em 2020, a Coordenadoria realizará diversas ações para a visibilidade e valorização da cultura negra. “Além do Desfile Beleza Negra e suas atividades relacionadas, pretendemos realizar apresentações artísticas, rodas de conversa, palestras, ajuda na Festa do Reinado, oficinas e feiras”, ressalta Graça Epifânio.
Saiba mais- as ações visam divulgar a produção de comunidades negras tradicionais; Contribuir para a formação dos jovens e de lideranças negras; ampliar o conhecimento em torno de manifestações artísticas e culturais de origem africana; fortalecer a autoestima do jovens negros; promover políticas públicas voltadas para a população negra, entre outros objetivos.
Prefeitura cede terreno para fortalecer a Festa de Reinado de Bom Despacho

Na foto, da esquerda à direita: Neném, fiscal da Associação de Reinadeiros; vereador Vital; Vice-Prefeito Bertolino; Prefeito Cabral; presidente da associação, Aparecida; Capitão Belchior e Capitão Luiz Alberto.
Sexta-feira (6), o Prefeito assinou termo de cessão de terreno para construção de nova sede da Associação de Reinadeiros de Bom Despacho. O terreno fica próximo à Igreja do Rosário e, com ele, a associação atenderá de maneira ainda melhor os cortes que participam da Festa de Reinado.
“Em nome da associação, dos capitães e dos dançadores, gostaria de agradecer à Prefeitura por essa doação maravilhosa que vai acrescentar uma coisa tão boa à nossa festa”, comemorou a presidente da associação, Aparecida Rodrigues.
Festa de Reinado é patrimônio cultural de Bom Despacho – Devido à sua importância histórica e cultural, em 2014, a Festa de Reinado foi registrada como Patrimônio Imaterial de Bom Despacho. Também por sua importância, a Prefeitura apoia a festa de várias formas. Entre elas, com ajuda financeira para realização da festa.
Amanhã (7) tem inauguração das luzes natalinas e de LED no Engenho, participe!
Amanhã (7), haverá inauguração da iluminação natalina e novas luzes de LED na Praça do Engenho. A festa vai começar às 19h com a chegada do Papai Noel e sorteio dos presentes, leve sua família!
Luzes de LED – A Prefeitura instalou 35 lâmpadas de LED na Avenida Getúlio Vargas e na Praça da Igreja do Distrito. Agora os locais estão mais seguros e os moradores poderão aproveitar ainda mais o clima natalino.
Coordenadoria de Igualdade Racial representa população negra do Município em ações pelo país
Em novembro, mês da Consciência Negra, a Coordenadoria de Igualdade Racial de Bom Despacho representou a população negra da cidade e o Quilombo Carrapatos da Tabatinga em diversas ocasiões, regiões e frentes de luta contra o racismo e preconceito.
Dos dias 24 a 27, a coordenadora Graça Epifânio participou da reunião na Agenda IBGE no Rio de Janeiro, que teve como pauta, o “Censo Quilombola 2020”. O encontro reuniu representantes de diversas instituições engajadas no primeiro estudo e realização do censo da população quilombola brasileira.
Dia 27, junto com a diretoria dos Reinadeiros de Bom Despacho, a coordenadora também participou de Audiência Pública na Assembleia Legislativa de MG, que teve como pauta o Congado. Os presentes discutiram projetos para a valorização da cultura mineira. Dia 29, ela ainda esteve presente na mesa: “Trajetória do Movimento Negro em MG”, na reunião de 15 anos da Federação de Minas Gerais, N’Golo.
Encontro de Modelos Negras em Divinópolis – além disso, as participantes do Beleza Negra estiveram presentes no Encontro de Modelos Negras em Divinópolis. O encontro teve o objetivo de criar oportunidades de negócios, valorizar a estética afro-brasileira, debater sobre o racismo e inclusão da diversidade brasileira no mercado da beleza, entre outros.
“A importância dessa trajetória está na identificação das comunidades quilombolas e forma de empoderar a juventude. É a forma que temos para buscar recursos, saber das políticas e diferenciais para a população. A luta e a valorização que o momento nos proporciona não deve ser só em Novembro, temos que correr atrás de melhoria pro nosso povo de Janeiro a Janeiro. Então toda essa história de Federação N’golo, CONAQ, e censo quilombola vai vir pra fortalecer cada vez mais nossa luta, e engrandecer um trabalho árduo e longínqua”, ressalta Graça.





























































































































