Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

Vídeo - Página 2
Nossas Redes Sociais
Acessibilidade

Crianças e adolescentes mais seguras: Prefeitura promoveu ações de Maio Laranja

Durante o mês da campanha Maio Laranja, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou diversas ações de conscientização e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Bom Despacho. Os técnicos dos Cras e Creas promoveram atividades lúdicas nas escolas municipais, creches e também na Apae, levando informação e orientação de forma educativa para crianças e adolescentes.

Também foi realizada uma entrevista na rádio, abordando a importância da campanha e conscientizando a população sobre a necessidade de denunciar casos de violência. No dia 18 de maio, data nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, aconteceu uma caminhada de conscientização pelas ruas da cidade e, em seguida, uma blitz educativa com distribuição de materiais informativos sobre a campanha.

Os técnicos da Sedese Regional Divinópolis estiveram em Bom Despacho para uma reunião com toda a rede municipal, tratando da Lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, com ênfase na escuta especializada. Na ocasião, também foi discutida a criação de um Comitê Intersetorial, com o objetivo de estruturar e organizar o fluxo de atendimento no município.

O município contou ainda com uma capacitação com o objetivo de orientar os profissionais para o acolhimento e atendimento qualificado e articulado de crianças e adolescentes vítimas de violência. Participaram profissionais da rede socioassistencial, saúde, educação e do sistema de garantia de direitos, incluindo Conselho Tutelar e Polícia Civil.

Confira as fotos das ações

Confira a programação do Aniversário de Bom Despacho – Arraiá BD

Feliz Dia do Bombeiro

Hoje celebramos a coragem, a dedicação e o compromisso daqueles que arriscam a própria vida para proteger a nossa.

No Dia Nacional do Bombeiro, homenageamos homens e mulheres que atuam com bravura, solidariedade e espírito de serviço em cada atendimento, salvamento e combate ao perigo.

Nossa gratidão a todos os bombeiros que fazem da coragem uma missão diária e trabalham incansavelmente pela segurança da população.

Participe da Festa da Padroeira

Atenção, candidato: Boletos do Concurso 1-2026 estarão disponíveis amanhã

A Prefeitura e o Instituto IADHED informam que os boletos do Concurso Público 1-2026 estarão disponíveis a partir de amanhã (26/05/26). Os boletos não estavam sendo emitidos devido a instabilidade do registro dos boletos junto ao Banco Central.

As inscrições podem ser realizadas normalmente clicando aqui. A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência, a população e os candidatos para que possam acompanhar e concorrer às vagas.

Skate na Veia: Participe das oficinas da Prefeitura


A Prefeitura oferece aulas gratuitas de skate para a população. Essa é uma excelente oportunidade para quem quer aprender desde o básico ou aprimorar suas habilidades com orientação adequada.

As aulas acontecem às segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 20h, na pista de skate da Avenida Dr. Roberto.

Não importa se você nunca subiu em um skate ou já tem experiência, todos são bem-vindos.

Venha participar e fazer parte dessa cultura cheia de energia, movimento e liberdade.

Prefeitura promove qualificação sobre primeiros socorros para professores e funcionários

A Prefeitura promoveu neste sábado, dia 16 de maio, treinamento de professores e funcionários das escolas municipais sobre noções básicas de primeiros socorros.

A ação é uma exigência da Lei Lucas para capacitar anualmente os profissionais da Educação Básica para agir corretamente em situações de urgência e emergência nas escolas.

As capacitações continuarão no próximo sábado, dia 23, e mostram o compromisso do Governo Municipal em garantir um ambiente mais seguro para nossas crianças.

Confira as fotos da ação

Alunos da Prefeitura representaram Bom Despacho na II Etapa do Circuito de Xadrez

15 alunos da oficina de xadrez da Prefeitura Municipal de Bom Despacho participaram da II Etapa do Circuito de Xadrez, realizada no dia 16 de maio de 2026, na cidade de Arcos. O evento, organizado pelo Clube Campestre Lagoinha, reuniu enxadristas de diversas cidades em partidas marcadas por estratégia, concentração e dedicação.

Os atletas de Bom Despacho conquistaram excelentes resultados:

  • Juan Pablo — 10º lugar na categoria Absoluto
  • Paulo Lima — 8º lugar na categoria Absoluto
  • Davi Lima — 4º lugar na categoria Absoluto
  • Letícia Fernandes – vice campeã na categoria Feminina
  • Igor Gabriel de Oliveira — vice-campeão na categoria Sub-18
  • Miguel Neves — campeão na categoria Sub-14
  • Heitor Soares — campeão na categoria Sub-10
  • Henrique Monteiro — vice-campeão na categoria Sub-10
  • Miguel Lima — 3º lugar na categoria Sub-10

Vacina para Todos: Imunize-se contra a gripe

💉🩺 A Prefeitura de Bom Despacho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade.

A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenção, ajudando a reduzir complicações, internações e a circulação do vírus.

📌 Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
📄 Não se esqueça de levar:
✔️ Documento com foto
✔️ Cartão de vacina

Vacinar é um ato de cuidado com você, sua família e toda a comunidade. 💙

📢 Concurso Público nº 1-2.026 | Prefeitura de Bom Despacho

520A Prefeitura de Bom Despacho torna público o Edital do Concurso Público nº 1-2.026 para o cargo de Auditor-Fiscal Agropecuário / Médico Veterinário.

✅ 1 vaga + cadastro reserva
📅 Inscrições: de 21/05/2026 a 22/06/2026
💳 Pedido de isenção da taxa: 21 e 22/05/2026

O edital e as retificações estão disponíveis no DOMe e no site do instituto responsável pelo certame.

🔎 Acesse, leia atentamente o edital e fique atento aos prazos.

Prefeitura valoriza servidores da limpeza pública

Ontem, dia 14 de maio, a Gerência de Gestão com Pessoas encerrou turma do Projeto Desenvolvendo Competências Socioemocionais com a equipe de limpeza pública de Bom Despacho.

O encerramento da ação foi marcado por muitos depoimentos dos participantes que revelaram suas experiências com o curso e homenagens pelas celebrações do Dia do Gari, a ser comemorado no próximo sábado, dia 16 de maio.

A ação é um compromisso da Prefeitura com seus servidores que prestam excelentes trabalhos para a população bom-despachense, deixando a cidade mais limpa e mantendo suas belezas para todos.

Bom Despacho busca modelos de gestão inovadora em missão técnica no Paraná

A Prefeitura de Bom Despacho está integrando, até o dia 14 de maio, a Missão Lideranças no Paraná, promovida pelo Sebrae Minas. A iniciativa reúne gestores e lideranças do Centro-Oeste mineiro para uma imersão nas melhores práticas nacionais de inovação, governança pública e fortalecimento do ambiente de negócios. O município está representado pelo Secretário de Administração Pública e pelo Assessor de Inovação Tecnológica.

O roteiro estratégico abrange as cidades de Pato Branco, Cascavel e Foz do Iguaçu, municípios que são referências no Brasil por seus modelos de gestão e ecossistemas de inovação. A agenda foca em soluções que podem ser adaptadas à realidade de Bom Despacho, como a implementação de sistemas regionais de inovação, compras públicas estratégicas, desburocratização de processos, modernização administrativa e programas que elevam a competitividade territorial e o empreendedorismo local.

“A missão é uma oportunidade vital para impulsionar o ecossistema empreendedor da cidade”, afirmou o Assessor de Inovação Tecnológica. Segundo o gestor, “o grupo está conhecendo práticas que mostram como a união entre o setor produtivo e o poder público pode transformar a realidade local, permitindo que Bom Despacho crie políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda com base no que há de mais moderno no país”.

“O objetivo principal é transformar o conhecimento adquirido em resultados concretos, buscando soluções que tornem a administração mais tecnológica e conectada às necessidades da população, garantindo uma gestão eficiente e uma melhor qualidade de vida para todos os bom-despachenses”, destacou o secretário de Administração.

A Prefeitura marcou presença no 7º Simpósio da Santa Casa

A Prefeitura de Bom Despacho, através da Secretaria Municipal de Saúde, marca presença no 7º Simpósio da Santa Casa em parceria com a Unicred, realizado entre os dias 11 e 14 de maio.

Com o tema “Saúde não tem preço, mas tem custo. Quem paga?”, o simpósio promove importantes reflexões sobre os desafios da saúde e reúne especialistas, gestores e profissionais da área em um ambiente de aprendizado, troca de experiências e construção de soluções.

Ao longo da programação, palestras e debates abordam temas relevantes para o fortalecimento da saúde, incentivando a qualificação profissional, novas perspectivas e melhorias no atendimento à população.

Conselho dos Direitos da Mulher toma posse e reforça compromisso com políticas públicas para mulheres em Bom Despacho

Na segunda-feira, 4 de maio, Bom Despacho deu um passo significativo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres com a posse das novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O momento marcou não apenas a formalização de uma nova composição, mas a reafirmação do compromisso coletivo com a promoção de direitos, o enfrentamento às violências e a ampliação da participação social feminina nos espaços de decisão do município.

A cerimônia foi conduzida em um ambiente de sensibilidade, escuta e expressão cultural. A apresentação do grupo de capoeira Mulheres que Gingam trouxe à cena a força, a resistência e a ancestralidade das mulheres em movimento. Em seguida, o público foi tocado por recitais de poesia apresentados pelas representantes dos grupos Orgulho BD e Omana, que, por meio da arte, deram voz a vivências, lutas e identidades diversas.

Mais do que um ato formal, o encontro também foi espaço de reflexão. Durante a programação, foi promovida uma conversa de conscientização sobre o papel das conselheiras, destacando a relevância do Conselho como instrumento de participação social, controle democrático e construção de políticas públicas efetivas para as mulheres bom-despachenses.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher atua como um elo entre a sociedade civil e o poder público, contribuindo para a formulação, fiscalização e aprimoramento de ações que garantam direitos, promovam equidade e enfrentem as múltiplas formas de violência de gênero.

A posse das conselheiras representa, portanto, o fortalecimento de uma agenda essencial para o município: a construção de uma cidade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres.

A Prefeitura de Bom Despacho reafirma seu compromisso com o apoio e o fortalecimento de espaços institucionais que ampliem vozes, promovam direitos e consolidem políticas públicas transformadoras.

Mais Segurança em Emergências e Calamidades: Defesa Civil de BD participa de qualificação sobre alinhamento de processos e procedimentos

Nos dias 29 e 30 de abril, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) participou da capacitação “Alinhamento de Processos e Procedimentos em Defesa Civil” no auditório do 7º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. A iniciativa foi promovida pela 7ª Região de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais, em parceria com o Gabinete Militar do Governador e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O evento reuniu representantes municipais e autoridades reforçando o compromisso institucional com a preparação contínua e a proteção da população. “Não se trata apenas de agir no momento do desastre, mas de trabalhar diariamente para evitá-lo. A prevenção é o caminho mais eficaz e isso exige equipes bem treinadas e preparadas”, afirmou o prefeito, Fernando Andrade.

“A Defesa Civil Municipal desempenha papel essencial na proteção de vidas, na prevenção de riscos e na resposta a emergências. A qualificação permanente das equipes contribui para maior eficiência e integração das ações entre órgãos”, afirmou o secretário de Trânsito, Proteção Patrimonial e Defesa Social; Coronel Elias.