Artesão, veja a documentação necessária para tirar a Carteira Nacional do Artesão

Os novos artesãos com idade igual ou superior a 16 anos podem se inscrever apresentando cópia dos seguintes documentos:

• CPF;
  • Três vídeos de no mínimo 2 minutos e no máximo 6 minutos, no máximo, de cada técnica ou matéria-prima que deseja cadastrar (OBS: Em todo tempo do vídeo, o rosto e as mãos do requerente deverão aparecer simultaneamente.);
  • Identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Inscrição no PIS/PASEP;
  • Foto ¾ em fundo neutro.

Para renovar, é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:

• Termo de ciência;
  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Fotos dos trabalhos produzidos pelos artesãos;
  • Formulário.

Os artesãos que tiverem facilidade de acesso e uso da internet, podem acessar diretamente o SITE PARA INSCRIÇÃO, ou, o PORTAL DO ARTESANATO BRASILEIRO para renovação, para enviar os documentos respeitando-se a ordem acima.

Ressaltamos que o serviço é gratuito. Além do mais, a Carteira Nacional do Artesão é um documento físico, válido em todo o território nacional, que formaliza a atividade artesanal. Os portadores têm acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pela Sede e pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), bem como as ações dos Serviços em Inovação e Tecnologia (SebraeTec).