Evento marcou 80 anos de construção da Amurada da Praça da Estação

Autoridades e convidados durante a solenidade na Escadaria da Praça da Estação

Otávio Sinhô (esq), representante dos ferroviários, e tenente-coronel Wagner Soares, comandante do 7º BPM, recebem a homenagem entregue pelo prefeito Fernando Cabral

Com a presença de autoridades e convidados, a Prefeitura realizou no sábado (9/3) a solenidade comemorativa dos 80 anos de construção da Amurada e da Escadaria da Praça da Estação.

O evento foi aberto com o Hino Nacional executado pela banda de música do 7º Batalhão. Em seguida, o prefeito Fernando Cabral falou da importância histórica e arquitetônica do complexo da Praça da Estação, destacando a necessidade de “resgatar e preservar a memória da cidade”.

O secretário de Cultura, Roberto Ângelo, apresentou a história da Praça e da Amurada, escrita pelo professor Tadeu Araújo Teixeira.

Em seguida o prefeito Fernando Cabral entregou as homenagens ao senhor Otávio Sinhô, representante dos ferroviários, e ao tenente-coronel Wagner Soares de Sant’ana, representante do 7º Batalhão da PMMG, cujos soldados trabalharam na construção da Amurada.

O evento foi encerrado com apresentação da Banda do 7º Batalhão e a soltura de 80 balões representando os 80 anos de construção da Amurada e da Escadaria.

Revitalização

A Prefeitura está revitalizando a Amurada e a Escadaria da Praça da Estação. O trabalho começou com a recuperação da cor original do monumento. Para isso a Secretaria de Desenvolvimento Urbano fez um trabalho minucioso de remoção das camadas de tinta até chegar na pintura original. A cor  dessa pintura  será aplicada em toda a Amurada.

Helena Campos: emoção

Emoção na Praça

Helena Campos, uma das moradoras mais antigas da Praça da Estação, acompanhou a solenidade e aprovou o trabalho. “Estou feliz e muito emocionada pela recuperação dessa parte tão importante do nosso patrimônio histórico”.