Prefeitura trabalha muito para manter a população saudável

A atual Administração completou 100 dias de governo com muitas ações para melhorar a vida dos bom-despachenses. Na matéria anterior, falamos sobre ações para fomentar a educação e cultura em nossa cidade.

Hoje falaremos sobre medidas para levar cada vez mais saúde à população. Veja os destaques.

• Atuação contínua do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na contenção da pandemia.
  • Intensificação de campanhas e fiscalização para cumprimento dos decretos que estão sendo feitos em consonância com as necessidades do município e determinações do Estado.
  • Vacinação de profissionais da saúde e idosos contra a Covid-19.
  • Campanha de conscientização de prevenção da Covid-19 de Bom Despacho usada como modelo pela FCDL Minas Gerais e divulgada em diversos municípios.
  • Recebidos quatro respiradores pulmonares do Estado e credenciados mais quatro leitos CTI Covid, totalizando 20 leitos.
  • Encontro com profissionais de saúde para apresentação de sistema inteligente que permitirá melhorias na gestão e mais qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
  • Implantação da UBS Rosário II e UBS Babilônia com equipe completa. Construção da UBS no Bairro São Geraldo em andamento.
  • Registrado termo de interesse com o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência (CISRURG) para aquisição de vacinas para imunização da população.
  • Enviado formulário de interesse para participação do Consórcio da Frente Nacional de Prefeitos para aquisição de vacinas e encaminhado projeto para aprovação da Câmara.
  • Contrato com o Hospital São Lucas, em Belo Horizonte, para realizar cirurgias de alta complexidade.
  • Diminuição das filas para realização de consultas especializadas, exames de média e alta complexidade e cirurgia. Realizadas 4.020 consultas e 2.333 exames de imagens. O Serviço de Transporte Fora Domicílio transportou 4.115 pacientes para realizar procedimentos de saúde em outros municípios.
  • Cursos integrados entre Saúde e Esporte abordando temas como emagrecimento, saúde física e longevidade.
  • Realização do Programa Saúde Auditiva: Fonoaudiologia Ambulatorial e Teste da Orelhinha.
  • Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), que está em 15,4%, e reconhecimento pela referência técnica pela análise realizada em Bom Despacho que alcançou um índice de 100% de acertos das larvas analisadas. Aplicação do moto-fumacê como forma de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti no município em todos os bairros.

VEJA O RELATÓRIO COMPLETO SOBRE OS PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO