21 de Março, dia de luta contra o preconceito racial

Séculos de escravidão marcaram a vida dos negros no Brasil. E ainda hoje muitos têm suas vidas e culturas apagadas por conta do racismo que permeia a sociedade. Por essas razões, o País tem uma dívida histórica com o povo negro e deve criar mecanismos eficazes de combate ao preconceito.

Bom Despacho não é diferente do restante do país. “Bom Despacho é uma cidade com fortes raízes culturais negras. Apesar disso, ainda somos um município que lida com o racismo estrutural diariamente. Assim como ocorre em todo o país, aprendemos a normalizar práticas ou falas racistas. Estamos em 2023, já passou da hora de mudar!, comenta Graça Epifânio, servidora e representante do Quilombo Carrapatos da Tabatinga na Prefeitura.

Prefeitura combate a discriminação – A Prefeitura realiza diversas ações para combater o preconceito e valorizar as culturas negras da cidade. Miss Beleza Negra, Editais culturais com critérios avaliativos para valorização da pluralidade étnica, Cinejur, Cartilha Quilombola, Simpósio da Língua da Tabatinga, cotas raciais em âmbito municipal e o Longado – Festival da Cultura Quilombola e Afro-brasileira, são alguns exemplos.