Citrovan: produzindo mudas de qualidade em BD
Estufa para mudas da Citrovam

Fundada em Bom Despacho há 25 anos atrás, a Citrovan é hoje a única empresa do país que produz e comercializa 45 variedades diferentes de cítricos seguindo normas técnicas rigorosas do Ministério da Agricultura. O carro chefe da empresa são mudas de laranjas, tangerinas e limões. Praticamente toda a sua produção atual de 17.000 mudas por mês é vendida para as regiões Sul, Norte e Noroeste de Minas.

Além dos cítricos, a empresa produz outras espécies frutíferas e sementes. Seus viveiros ficam no Sítio dos Ipês, propriedade rural de três hectares situada próximo ao acesso à BR 262, em frente à sede do Leite Machadinho. No sítio existem seis conjuntos de estufas com área total de 3.600 m2 onde a empresa desenvolve tecnologia experimental buscando aumentar a produtividade e a qualidade dos cítricos. Atualmente, 12 pessoas trabalham na propriedade.

“Aqui seguimos normas técnicas rigorosas do Ministério da Agricultura, que fiscaliza o trabalho da empresa junto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Todas as plantas produzidas pela Citrovan possuem um termo de conformidade que assegura a pureza, qualidade genética e identidade. Cada lote é registrado e documentado no Ministério da Agricultura”, explica Rosa Helena Silva, a Rose, 44, proprietária da Citrovan.

Um dos maiores clientes da empresa é a Emater MG, que forma grupos de produtores rurais para adquirir lotes de mudas registradas. Mas a Citrovan atende também a produtores de fruta, granjeiros, empresas e residências. “Nosso projeto é aumentar a participação no mercado local. Para isso estamos fazendo visitas a empresas e produtores rurais para levar informação e orientação técnica”, informa a estagiária Tamires Aparecida da Silva, 26 anos, estagiária de Agronomia da Citrovan.

Para marcar os seus 25 anos de existência, a empresa inaugura dia 2 de maio o seu Espaço Ornamental. Localizado no km 146 da MG 164, acesso à BR 262, o local servirá para exposição e vendas de plantas ornamentais, um novo segmento em que a Citrovan está atuando.

“Mas não paramos por aí. Nosso projeto é continuar investindo em pesquisa e na expansão da nossa produção. Dentro dos próximos 5 anos pretendemos oferecer novos produtos ao mercado, como sementes e borbulhas (a haste para enxerto), todos com alto padrão de qualidade de tudo que fazemos”, finaliza Rose.

Conheça mais sobre a Citrovan pelo site www.citrovan.com.br.