Prefeitura oferece cursos técnicos de graça para aumentar a renda das famílias

Mais de mil alunos se formaram em 90 cursos

Foram oferecidos cursos em diversas áreas

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) é o braço da Secretaria de Desenvolvimento Social responsável por prepa­rar os cidadãos para o mercado de trabalho. Em parceria com o SENAC, SENAI e SESI-SENAI, a Prefeitura já ofertou de graça 1.500 vagas em 90 cursos. “Investimos muito para qualificar as pes­soas. Só assim elas terão melhores condições de trabalho e de vida”, destaca o Prefeito Fernando Cabral. Poucas cidades da região têm um Aces­suas.

Gilberto Cardoso

Gilberto

elidiane

Elidiane

Conhecimento- O massoterapeuta Gilberto Cardoso, 61 anos, aproveitou a oportunidade para aumentar sua qua­lidade de vida e renda. Nas aulas de Cuidador de Idosos ele aprendeu muito. “Percebi que o curso me ajudaria com meus próprios pacientes, já que muitos são idosos”, conta. Agora, ele também ga­nha um extra nos finais de semana. “Cuidar de idosos é gratificante. A convivência acrescenta va­lores à nossa vida”, diz agradecido.
Elidiane de Souza também participou de um curso da Prefeitura. Ela começou na turma de Au­xiliar Administrativo assim que seu chefe a pro­moveu para o setor administrativo da empresa. “Aprendi muito e soube de coisas que provavel­mente nem no dia a dia aprenderia”, afirma.

Histórias como as de Gilberto e Elidiane são exemplos de como a Secretaria de Desenvolvi­mento Social melhora a vida dos bom-despachen­ses. Por meio dos cursos técnicos e de formação continuada, a Prefeitura também qualifica a mão de obra na cidade. “Os cursos abrem as portas para as pessoas ingressarem no mercado de trabalho, aumenta­rem suas rendas e continuarem seus estudos”, afirma a coordenadora do Acessuas Luciana Carla da Silva.