8 de março, dia das incríveis

Celebrado oficialmente desde 1975, o Dia Internacional da Mulher tem origem remota desde o início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa, reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Com muita entrega e luta, as mulheres vêm conquistando espaços em meio à uma sociedade ritmada pela voz masculina. Mesmo sendo a maioria da população brasileira (51,8%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), vivendo mais tempo e possuindo mais educação formal, elas infelizmente ainda enfrentam universos desiguais, seja distribuição de tarefas domésticas ou na valorização e nos ganhos no mercado de trabalho.

Atualmente, as mulheres ocupam cerca de 44% das vagas de emprego registradas no país. No entanto, o número de mulheres desempregadas é 29% maior que o de homens. Elas recebem aproximadamente 74,5% do salário dos homens ocupando os mesmos cargos e funções, além de corresponderem menos de 3% dos cargos considerados os mais altos do país.

Em meio a esta realidade desigual e injusta, a Prefeitura de Bom Despacho destaca-se de forma positiva diante deste lamentável contexto. Atualmente, o executivo possui um número superior de pastas sob comando de mulheres, cerca de 60% das secretarias e assessorias são conduzidas por elas.

“Está no DNA da mulher a incrível força e determinação para sair de uma situação desfavorável e conquistar o que quiser. Não existe um lugar preestabelecido, o lugar delas é onde elas quiserem. Por isso, me sinto honrado em dizer que o atual secretariado desta gestão é composto por sua maioria, de competentes mulheres”, destacou o prefeito Doutor Bertolino.

Veja como foi o dia de homenagens da Prefeitura para as mulheres do município.