Destine seu lixo corretamente para manter a cidade limpa e livre de ratos, urubus, escorpiões

Lixo descartado em lugar incorreto.

Em Bom Despacho, é comum encontrar lixo em lugares inadequados para o descarte, como terrenos baldios e estradas afastadas da cidade. Muitos ainda acham que o lixo pode ser jogado em qualquer lugar. E que, além disso, após o descarte, este lixo não está mais sob a responsabilidade de quem o descartou. Essa atitude, porém, traz diversos prejuízos para a população.

O descarte do lixo em lugares inadequados atrai cães, urubus, ratos, escorpiões, moscas e mosquitos, que transmitem doenças. O lixo polui o solo e o lençol freático, contaminando a água usada para o consumo, deixa a cidade feia e com mal cheiro.

“Ainda há o dinheiro investido para se fazer a limpeza desses locais. Se houvesse maior consideração com a cidade, não poluindo, não haveria a necessidade de gastar tanto com a limpeza, e seria possível transferir esses recursos para outros fins, como plantio de árvores e revitalização de praças”, explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Bárbara Quirino.

Para o descarte correto do lixo, basta colocá-lo diariamente na porta da casa uma hora antes do coletor passar para pegá-lo–  Para saber onde e quando o caminhão de lixo passará, basta acessar aqui.

Confira a cartilha completa sobre o descarte correto do lixo.