Mantenha a cidade limpa e apoie a coleta seletiva

Desde 2017, mais famílias estão separando o lixo e ajudando na reciclagem. Com isso, todos ganham: você, a sociedade e o meio ambiente.

Em 2017, a Secretaria de Meio Ambiente implantou o Projeto Cidade Limpa e a coleta seletiva. Desde o lançamento do projeto foram desenvolvidas várias ações para orientar a população sobre a forma correta de separar o lixo e a importância de aproveitá-lo para reduzir a quantidade de resíduos enviados para o aterro controlado.

Com isso, as pessoas estão mais conscientes, separando o lixo e colaborando para a coleta seletiva. Em 2017, a cooperativa de catadores aproveitava apenas 0,9% dos resíduos recicláveis de Bom Despacho. Hoje, a Reciclabom já recolhe 4,3%. Isso significa um aumento de 410%.

Porcentagem de resíduos recicláveis que foram reciclados

Atualmente são coletados por dia cerca de 50 toneladas de resíduos domésticos. Aproximadamente 15 toneladas são resíduos secos recicláveis. A quantidade de material reciclável produzida anualmente é de 4.320 toneladas.

“A participação da sociedade é essencial para o sucesso deste projeto.  A separação dos resíduos secos recicláveis, do material orgânico e dos rejeitos poderá reduzir em até 30% do volume de lixo encaminhado ao aterro e ainda gerará mais renda para as famílias associadas à cooperativa de catadores”, destacou a fiscal, Eliane Souza.

Clique aqui para saber como separar o seu lixo e ajude a cidade a ficar mais limpa e sustentável.

Veja a evolução do aproveitamento do lixo e da coleta seletiva ao longo dos anos