Atenção cidadão, 100% dos focos de dengue estão nas residências

Fique atento e confira semanalmente bebedouros de animais, pratos de plantas, tanques de obras, calhas

Agente de Saúde verificando possível foco do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus)

Levantamento feito pelos agentes de saúde constataram que em Bom Despacho 100% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. “Isso significa que só venceremos o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela se a população vestir a camisa e acabar com a água parada”, destaca o coordenador de Epidemiologia, Fernando Júnior.

Os agentes também detectaram que os objetos mais comuns no acúmulo de focos são bebedouros de animais, vasos de plantas, tanques de obras, calhas, material descartável, poço, bromélias e caixas d’água. “Esses são os criatórios campeões, mas devemos observar e eliminar a água de todo e qualquer objeto”, afirma Júnior.

Bom Despacho avança no combate à dengue – Nos dois primeiros meses deste ano, o número de notificações de dengue foi um dos menores dos últimos 10 anos, totalizando 26. Em 2016, o mesmo período acumulou 200 notificações. Em 2015 foram 80; 2013 chegou a 170. Em 2010 esse número foi de 1.838 e em 2008, 230 casos notificados. “A Prefeitura tem trabalhado muito por meio de mutirões, contratação de mais agentes, campanhas de conscientização e aplicação de multas para quem insiste em criar o mosquito. Boa parte da população está colaborando, por isso avançamos. Mas não podemos descansar, o combate deve ser contínuo”, completa Fernando Júnior.

Clique aqui para conferir os dados de Bom Despacho relacionados às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Clique aqui e veja o cronograma de mutirões contra o Aedes aegypti