ATENÇÃO: Nos próximos dias continuará havendo muito calor e a baixa umidade do ar

A Defesa Civil de Bom Despacho informa que o clima entre hoje e terça-feira (10 a 14 de setembro) será de tempo quente e seco. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas devem variar de 21ºC ou 25ºC de mínima e de 35ºC ou 37ºC de máxima.

Amanhã (11) a umidade mínima do ar deverá ser de 10% e nos outros dias será de 20%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando estes índices estão abaixo de 30% isso pode ocasionar riscos à saúde como sintomas respiratórios, irritação nos olhos e garganta, ressecamento da pele, maior probabilidade de doenças cardíacas.

É necessário que a população fique atenta a alguns cuidados básicos. Veja as recomendações da Defesa Civil:

• Evite exposição solar.
  • Evite exercícios físicos nos horários mais secos.
  • Umidifique o ambiente.
  • Use protetor solar.
  • Beba bastante líquido.
  • Coma alimentos mais leves.
  • Não realize queima de materiais orgânicos como folhas, galhos, papéis, bem como a utilização do mesmo método para limpeza em jardins, lixos e lotes vagos.
  • Use hidratantes.

Saiba mais – A baixa umidade é um potencial propagador de chamas podendo dar início a um incêndio de grandes proporções e ocasionar diversas complicações, além da liberação dos gases provenientes da queima que são prejudiciais à saúde.

Em caso de incêndio, chame os bombeiros ligando para 193. Para entrar em contato com a Defesa Civil, ligue para (37) 99172-2112. Se o incêndio for criminoso, acione a Polícia Ambiental (2123-1109) ou a Secretaria de Meio Ambiente (99106-3336).