BD registra 12° caso de febre chikungunya neste ano

A Secretaria de Saúde registrou mais um caso de paciente com febre chikungunya em Bom Despacho. A paciente tem 24 anos e apresenta sintomas como dores nas articulações, ao redor dos olhos e muito intensas na região lombar. Ela foi encaminhada ao médico referência em doenças subtropicais em BD, o Doutor Péricles.

A chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e zika vírus. Para combatê-la, é necessário acabar com os focos de reprodução do mosquito que são quaisquer locais que armazenem água parada.

“É preciso vigiar, ficar atento, pois temos o vírus circulando no município. Temos alta infestação do vetor como já constatado no último LIRAa e ainda nem começou a chover. Os focos estão em recipientes que já contêm água. Com a chegada das chuvas sabemos que o descaso da população é grande e pode agravar muito a situação da doença na cidade, dificultando assim o controle das doenças transmitidas pelo Aedes”, afirmou o gerente de Vigilância Epidemiológica, Fernando Júnior.

Saiba mais – A chikungunya causa fortes dores nas articulações e pode incapacitar alguns pacientes. Em bebês, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com múltiplas doenças; principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica; costumam ter uma evolução mais agressiva da doença podendo ser fatal.

A Prefeitura continua o combate ao Aedes aegypti – Desde o início do ano, 203 imóveis foram notificados terem focos do vetor. Três multas e duas ordens judiciais para limpeza de criadouros e focos do vetor foram aplicadas. Lembre-se que todos devem participar para salvar vidas.