Prefeitura Municipal de Bom Despacho

Atenção: as funções do site requerem que o Javascript esteja habilitado!
Ative-o e recarregue a página novamente.

BD registra 18º caso de febre chikungunya

A Secretaria de Saúde registrou o 18º caso de paciente com febre chikungunya em Bom Despacho neste ano. A paciente tem 31 anos. Ela será encaminhada ao médico referência em doenças subtropicais em BD. A Vigilância Epidemiológica está realizando investigação para realizar o bloqueio de transmissão.

O objetivo do bloqueio é cortar a transmissão e ele consiste no controle mecânico (remoção, vedação e eliminação de criadouros e focos) e controle químico (aplicação de inseticida por bomba motorizada costal).

Apoie o combate à chikungunya enfrentando o Aedes aegypti – A chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e zika vírus. Para combatê-la, é necessário acabar com os focos de reprodução do mosquito que são quaisquer locais que armazenem água parada.

A chikungunya causa fortes dores nas articulações e pode incapacitar alguns pacientes. Em bebês, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com múltiplas doenças; principalmente de origem cardíaca, pulmonar ou neurológica; costumam ter uma evolução mais agressiva da doença que pode ser fatal.

Imprimir