Bom Despacho decretou Situação de Emergência por causa das fortes chuvas

Choveu no Município mais de 1 trilhão de litros de água em pouco mais de três meses.

Entre os dias 1º a 5 de janeiro deste ano, já choveu em Bom Despacho 143 mm de água. Isso corresponde a quase todo o volume de outubro (157,6 mm) e pouco menos que em novembro (182,7 mm). A cidade ainda recebeu um grande volume de água em dezembro, quando choveu 358,1 mm.

Somando o volume de água destes meses, choveu em Bom Despacho mais de um trilhão de litros de água em apenas três meses e cinco dias. É muita chuva em pouco tempo.

O resultado desse grande volume de água pode ser visto por toda a cidade. Muitos buracos nas ruas, áreas alagadas durante as chuvas, encostas desmoronando, muros caídos ou com risco de cair. Uma casa foi interditada, outras foram parcialmente interditadas. Veja fotos de vistorias da Defesa Civil e do prefeito Doutor Bertolino.

Por isso, e para evitar que a população seja mais penalizada, a Prefeitura decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas fortes chuvas. O Decreto 9.278 já foi publicado no Diário Oficial do Município. Leia o decreto.

PODIA TER SIDO PIOR:
Felizmente agimos preventivamente.

A situação em Bom Despacho poderia ter sido pior. Danos foram minimizados pelo trabalho ágil e eficiente da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Além disso, amenizou a situação as ações realizadas pela Prefeitura antes da chegada das fortes chuvas, como a limpeza dos bueiros, o recapeamento de ruas da cidade, o asfaltamento de muitas vias.