Bom Despacho é a cidade do Centro-Oeste que mais investe em Esportes

Resultado indicou o terceiro lugar geral dentre todos os municípios mineiros

Bom Despacho ficou em 3º lugar geral no ICMS Esportivo dentre os 853 municípios mineiros. O resultado é referente ao ano de 2022, sendo conquistado em razão do grande investimento da Prefeitura em competições, organização de eventos esportivos, incentivo a projetos sociais e esportivos, construção e revitalização de espaços esportivos. O resultado foi divulgado ontem, 28 de dezembro, pela Subsecretaria Estadual de Esportes – SUBESP.

Para conseguir este resultado a Prefeitura de Bom Despacho, realizou e apoiou vários eventos, competições e torneios esportivos. Em 2022, a Prefeitura realizou 39 e apoiou 91 eventos esportivos, com o incentivo direto de mais de oito mil atletas. Outro destaque de 2022 foram os mais de 3.996 alunos/atletas inscritos nos projetos e oficinas oferecidos pela Prefeitura. No ano passado foram investidos mais de R$ 500 mil no Esporte de nossa cidade com investimento em pagamentos de inscrições para atletas, transporte e aquisição de materiais esportivos, instalação de academias ao ar livre e parquinhos. Além de R$ 230 mil reais em celebração de termos de fomento com as entidades esportivas.

“O Município saltou da 146ª posição em 2012 para 3º lugar em 2022. Isso é um marco para a história de Bom Despacho. Em uma década, nos tornamos referência como uma cidade que se preocupa com a saúde e bem estar dos moradores. Fica nosso agradecimento especial aos atletas e servidores da pasta da Secretaria de Esportes e Lazer”, destacou o prefeito Doutor. Bertolino.

O investimento em Esportes não para. Neste ano, mais de 100 eventos foram apoiados, além de atividades de lazer.

ICMS Esportivo

O ICMS é o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Trata-se do principal tributo de competência dos Estados no Brasil. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que 25% do total de recursos provenientes da arrecadação do ICMS devem ser distribuídos aos municípios do estado arrecadador.

Tabela: Números de beneficiados com as ações esportivas no município de Bom Despacho em 2022.

2.022

Eventos apoiados

91

Eventos realizados

39

Valores dos termos de fomento firmado com Organizações de Sociedade Civil – OSC

Espaços esportivos revitalizados

12

Entidades e projetos esportivos apoiados

08

Projetos esportivos e oficinas esportivas mantidos pela prefeitura

13

Quantidade de atletas participantes nos eventos realizados ou apoiados pela secretaria de esportes

8.138

Quantidade de alunos nos projetos e oficinas esportivas da secretaria de esportes

3.996

Academias e parquinhos instalados

5

Cidadãos e profissionais da área da saúde beneficiados com cursos, palestras e clínicas da cadeia esportiva.

864