Bom Despacho é a primeira cidade da região Centro-Oeste a receber Selo Safira de Gestão Sustentável

Reconhecimento foi criado pela Caixa Econômica Federal para municípios que apresentam boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental na gestão pública.

A Prefeitura de Bom Despacho recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), o Selo Safira de Gestão Sustentável oferecido pela Caixa Econômica Federal (CEF). O Município é o primeiro da região Centro-Oeste e o quinto no Estado a receber o Selo nesta categoria.

O Selo Caixa de Gestão Sustentável foi criado em 2022 pela Caixa Econômica Federal e é dividido em quatro categorias de classificação: Cristal (para nota mínima de 60 pontos); Topázio (nota mínima de 70 pontos); Safira (nota mínima de 80 pontos) e Diamante (nota mínima de 100 pontos).

Os proponentes foram avaliados por meio de 21 indicadores, classificados sob quatro aspectos: Ambiental, Social, Governança e Climático. Bom Despacho alcançou 82 pontos de 100, sendo que em 14 indicadores recebeu a pontuação máxima.

“Trago este reconhecimento em nome da Caixa em Gestão Sustentável. É um reconhecimento que a Caixa trás para sua gestão e de toda a sua equipe de um trabalho com qualidade, transparência e dedicação para a atender a população de Bom Despacho. Este reconhecimento tem quatro níveis e o Município já de primeira, atingiu o terceiro nível que é o Safira. O próximo nível é o Diamante e nós já conversamos e vamos trabalhar para chegarmos ao patamar máximo”, destacou o Superintendente Executivo de Governo da CEF, Cláudio Mendonça.

O Selo, segundo a CEF, proporciona maior percepção de bem-estar e de qualidade de vida ao cidadão através do incentivo aos municípios de práticas sustentáveis e governança, por meio da utilização responsável de recursos ambientais e públicos.

O prefeito Doutor Bertolino agradeceu o reconhecimento da instituição junto ao executivo municipal como um todo. “Eu quero agradecer a Caixa e dizer que este reconhecimento é o trabalho de uma equipe dedicada que tem preocupação todos os indicadores. Todas as nossas ações primam por isso e trabalhamos dentro destas questões que são fundamentais e que valorizamos cada dia mais”.

Participaram ainda da solenidade de entrega do Selo, a gerente executiva da CEF, Hilmara Biagioni; o gerente da CEF de Bom Despacho, Rogério Félix; a secretária municipal de Planejamento, Fátima Rodrigues; o secretário municipal de Obras, Fábio Santos; o secretário municipal de Administração, Wallace Rodrigues; o secretário municipal de Fazenda, Carlos Queiroz; secretário municipal de Assistência Social, Eduardo Costa.