Bom Despacho está com alto índice de infestação por mosquito da dengue

95% dos focos do inseto estão nas residências.

A Prefeitura realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) de 2021 em Bom Despacho. Os números revelam que a infestação do mosquito está altíssima. O resultado do índice predial chegou a 15,4%, sendo que o ideal seria abaixo de 1%.

95% dos criadouros do Aedes aegypti estão nas residências. De acordo com o levantamento, os principais focos são materiais deixados nos quintais que acumulam água da chuva. Em 2020, foram registrados 1215 casos registrados, sendo 645 confirmados e um falecimento. Desde o início de 2021, foram registrados 10 casos suspeitos e nenhum confirmado.

Siga as recomendações e proteja sua família e amigos – Separe 10 minutos por semana para limpar seu quintal de materiais que podem acumular água.

Alguns dos principais materiais encontrados no levantamento são: bacias, baldes, bebedouros de animais, brinquedos de crianças, caixas d’água, caixas de gordura, churrasqueiras, fontes ornamentais, garrafas, latas, lavatórios, ocos de árvores, panelas, pias, piscinas, pneus, poças d’água, ralinhos, sacolas, sucatas, tabuleiros, tambores de construção, tampas plásticas, tanquinhos, vasilhas plásticas, vasos de plantas, vasos sanitários.