Bom Despacho ganhará Centro de Controle de Zoonoses

Com 1.172 metros quadrados de área construída e a um custo de R$890 mil, a Prefeitura de Bom Despacho já está trabalhando na construção do Centro de Controle de Zoonoses.

Trata-se de uma obra arrojada e que foi projetada para atender uma cidade com até 130 mil habitantes e que, de acordo com a Secretaria de Planejamento, estará concluída até o final deste ano.

O projeto, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente, com a colaboração dos coordenadores da Vigilância Sanitária e Epidemiológica da Secretaria de Saúde, consta de três galpões. Um para o setor administrativo, outro para a operação de campo e o terceiro de controle animal. Além disso, terá também uma construção onde ficará o pessoal de serviços gerais e uma garagem.

O pessoal responsável pelo CCZ será formado por equipe multidisciplinar que envolverá, entre outros, enfermeiros, biólogo, técnico agrícola e agrônomo, num total de aproximadamente 80 servidores. A Secretária de Saúde Denise Gontijo Lamounier afirma que serão firmadas parcerias com a Unipac, Associação Bicho Amigo, entre outros, objetivando ampliar as ações do Centro.

O CCZ irá atuar no controle ambiental de animais peçonhentos e os causadores de inômodos (baratas, mandruvás), doenças vetorias como Chagas, malária, febre amarela e dengue e também de grandes e pequenos animais – bovinos, eqüinos, caprinos, cães e gatos.