Bom Despacho pleiteia 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico

Macrorregião tem déficit de 32 leitos para salvar vidas de recém-nascidos

A Prefeitura de Bom Despacho está, juntamente com a Santa Casa, pleiteando 10 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico – UIT-P. O prefeito Doutor Bertolino, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Tamara Bicalho, o diretor administrativo da Santa Casa, Henrique Andrade e o deputado federal Diego Andrade apresentaram o projeto estrutural para o governador por Minas Gerais, Romeu Zema,  e cobraram a construção e compra de equipamentos da UTI-P na Santa Casa. O Governo de Minas deverá aportar cerca de R$ 4.668.880,50 milhões para a efetivação da Unidade.

Vale ressaltar que a Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico UIT-P compreende crianças de 29 dias a 13 anos, enquanto o UTI Neonatal é para recém-nascidos de 0 a 28 dias. Estes leitos estão aprovados pelo Ministério da Saúde, através do Planejamento de Ação Regionalizado – PAR da Macrorregião Oeste e aguardam a efetivação por parte do Governo mineiro na estruturação da unidade.

O prefeito de Bom Despacho, Doutor Bertolino, tem realizado diversas reuniões, intermediadas pelo deputado federal Diego Andrade, para sanar as demandas e reforçar a necessidade de construção da estrutura do UTI-P. O governador Zema se mostrou preocupado com a situação do déficit de leitos e se mostrou confiante em aportar o recurso com brevidade.

“Essa construção e habilitação são de extrema importância para município, bem como para toda região, pois hoje na Macrorregião de Saúde só temos 3 leitos de UTI-P, sendo que a necessidade comprovada da região é de 35 leitos. Muitas crianças perderam a vida em razão da falta de leitos no centro-oeste”, lamenta o prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde e a gestão da Santa Casa estão trabalhando, ainda, na habilitação dos serviços. Reuniões em Brasília estão ocorrendo no intuito de agilizar o processo após o início da prestação de serviços. Nesta semana, o prefeito está na capital federal e, dentre as agendas, estão programadas reuniões no Ministério da Saúde.