Bom Despacho se destaca na pontuação do ICMS – Patrimônio Cultural

Violas de bambu são um dos bens inventariados de BD.

Na segunda-feira, dia 20, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) publicou as notas referentes aos trabalhos executados com o patrimônio cultural de Bom Despacho. Neste ano, Bom Despacho recebeu 18,20 de pontuação e mais uma vez está à frente de muitos municípios da região.

Locomotiva restaurada.

Bom Despacho conta com 13 bens tombados e três bens registrados e, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, desenvolve várias ações que são pontuadas e revertidas em recursos financeiros para o município.

Coreto da Vila Militar restaurado.

Com tais recursos do ICMS – Patrimônio Cultural foi possível restaurar a Locomotiva, o Coreto da Vila Militar, a Amurada da Praça da Estação e, futuramente, poderemos reabrir o Museu Ferroviário.

Segundo Bárbara Freitas, historiadora responsável pelos trabalhos, “é muito gratificante conseguir desenvolver ações e captar recursos que são investidos na valorização de nossos bens e na salvaguarda de nossa memória.”

A Secretária de Cultura e Turismo, Rosimaire Santos, reforçou o compromisso da Prefeitura com os patrimônios culturais e destacou que as obras internas no Museu Ferroviário já foram iniciadas e, em alguns meses, a revitalização da Biquinha, que está na fase do projeto básico, sairá do papel.